Quando o Beira-Mar vai sair da cadeia?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Segundo especialistas, com a nova pena, ele só poderá sair da cadeia em 2045.

Líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi transferido de presídio pela primeira vez durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Preso no sistema federal, ele saiu de Porto Velho (RO) e voltou ao complexo da Papuda, em Brasília (DF).

320 anos

Ele está preso desde 2001 e foi condenado por diversos crime, entre eles tráficos de drogas, assassinatos e ligações com grupos criminosos de outros países da América do Sul. Ele cumpre pena de 320 anos.

Uê e outros três presos foram mortos na rebelião de 2002, mas Beira-Mar poupou Celsinho. Em depoimento à Justiça, Celsinho afirmou que não foi morto porque sua família havia feito amizade com a dele, no setor de visitas do presídio.

De acordo com o Tribunal de Justiça, só no Rio de Janeiro Beira-Mar já tinha nove condenações em execução antes do júri desta quarta, somando 133 anos e 6 meses de prisão.

O patrimônio total de Beira-Mar está avaliado em aproximadamente R$ 30 milhões.

Preso desde 2001, Beira-Mar acumula penas que somam quase 320 anos de prisão por crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídios. Em 2021, sua filha assumiu uma vaga de vereadora em Duque de Caxias (RJ).

Celsinho da Vila Vintém

Quem é Celsinho da Vila Vintém, maior rival de Fernandinho Beira-Mar.

Os confrontos têm sido encabeçados por Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), em lados opostos e apoiados por aliados, com episódios dentro de presídios e periferias de cidades brasileiras.

As afirmações foram feitas pelo bandido mais culto do país, o homem que leu mais de 3 mil livros atrás das grades, Marcos Camacho, o Marcola, líder do PCC.

Estima-se que a facção tenha um capital de giro de, pelo menos, R$ 1 bilhão.

  • Luan Medeiros da Costa
  • Fernanda Costa
  • David Rodrigo Lira da Costa

Mesmo preso na Superintendência da Polícia Federal de Brasília, o narcotraficante Luiz Fernando da Costa, “Fernandinho Beira-mar", comandava a empresa J.E. Exportadora e Importadora – EPP, que era fachada para branqueamento de capitais vinculados ao tráfico de drogas e de armas.

William da Silva Lima, o Professor.

PCC

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Rubens Ricardo da Silva, Rubinho do Aço - Considerado também um dos fundadores da facção, tinha sua atuação na comunidade do Aço, na Zona Oeste. É traficante do extinto Terceiro Comando, antecessor do TCP na década de 80. Foi preso no ano de 2021 na Maré.

55 anos (4 de julho de 1967)