Quando o bebê soa frio o que pode ser?

Perguntado por: omachado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 12 votos

As causas são variadas. "Pode acontecer por causa da superdosagem ou ainda reação a algum componente de medicamentos como antinflamatórios, analgésicos e até descongestionantes.

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

A recomendação, segundo o pediatra, é aquecer o corpo da criança. "Agasalhe bem, seja com cobertor ou casaco. Oferecer bebidas mornas, como chá ou leite, também ajuda. "Essas medidas costumam resolver, na maioria dos casos", explica.

A sudorese fria, por exemplo, é aquela que acontece quando o corpo se encontra em uma situação que pode apresentar algum risco para a pessoa. É comum a pessoa suar frio em casos de ansiedade, pressão arterial baixa, hipoglicemia e até mesmo hipóxia, que é a diminuição das taxas de oxigênio circulando no organismo.

Hipotermia leve: indivíduo apresenta temperatura central entre 35 ºC e 32 ºC. Hipotermia moderada: indivíduo apresenta temperatura central entre 31,9 ºC e 28 ºC. Hipotermia grave: indivíduo apresenta temperatura central menor que 28 ºC.

Existem outras condições e doenças que causam hipotermia:

  • doença no sistema circulatório;
  • diabetes;
  • lesões na medula espinhal;
  • queimaduras;
  • doença de Parkinson;
  • desnutrição;
  • tireoide apresentando baixa atividade (hipotireoidismo);
  • excessivo consumo de bebidas alcoólicas.

A parte do cérebro que controla a temperatura do corpo não está totalmente desenvolvido em crianças. Portanto, a temperatura em crianças pode subir e descer muito rapidamente. A temperatura ambiente afeta a facilidade de a temperatura do corpo de uma criança.

Causas da hipotermia
A principal e única causa da hipotermia é a longa exposição ao frio intenso. Ou seja, quando o ser humano se encontra em um ambiente com temperaturas muito baixas. Este estado acontece porque o corpo humano libera mais calor do que consegue reter, resultando na diminuição da temperatura corporal.

A temperatura do corpo reflete o equílibrio entre a produção e a perda de calor e pode cair como resultado da perda de calor por condução, convecção, radiação ou evaporação. A condução é a transferência de calor por contato direto a um gradiente de temperatura, por exemplo, a partir de um corpo quente ao ambiente frio.

3Deve-se procurar um médico para avaliar a situação assim temperatura do bebê ficar abaixo de 35°C.

O suor noturno infantil é uma condição mais comum do que se imagina. Existem crianças que transpiram bastante durante o sono, ainda que a sua temperatura esteja normal e não estejam vestidas com muita roupa.

O suor é uma tentativa do corpo de regular a temperatura corporal, não representando gasto calórico e de gordura e, por isso, não pode ser utilizado como parâmetro de emagrecimento, além de também não ser indicativo de que a atividade física teve efeito ou não.

A sudorese noturna pode ser um sintoma de alguma outra condição, como a menopausa, a pneumonia, apneia do sono, mononucleose e outras citadas acima. No entanto, a sudorese noturna jamais vai provocar sintomas, por já ser considerada um sintoma.

A causa mais frequente é simples: frio. Por isso, a recomendação geral dos especialistas é agasalhar bem a criança, seja com cobertor ou com mais roupas, além de oferecer bebidas mornas, como chá ou leite, se ela não estiver em aleitamento exclusivo. Essas medidas costumam resolver, na maioria dos casos.

Ana Maria Escobar: Sim. Bebês pequenos têm alguns pontos maiores de transpiração: a cabeça, as mãos, os pés e o pescoço. É a genética de cada um que determina a quantidade de glândulas de suor e se a transpiração é mais ou menos intensa.