Quando o bebê pode comer macarrão?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

Rico em carboidratos, mas pobre em proteínas e vitaminas. Por isso, para os pequenos em crescimento, o macarrão deve ser servido uma ou duas vezes, no final de semana, por exemplo. Deve ser entendido como uma exceção e não como a regra.

Posso dar massa de macarrão para o meu bebê? Pode sim e até recomendado oferecer a partir dos seis meses de vida.

O feijão pode ser oferecido desde os 6 meses do bebê. também são ótimos nesse começo.

Existem basicamente 3 métodos de introdução alimentar: introdução alimentar tradicional, o BLW e o BLISS.

Quando oferecer carne para o bebê
Quando oferecer? Essas são dúvidas comuns de mães durante a introdução alimentar. A recomendação da OMS diz: carne deve ser oferecida a partir dos 6 meses.

A introdução do pão na alimentação do bebé pode ser feita a partir dos 6 meses, apesar de não ser um alimento essencial nesta idade. Pode ser oferecido em pequena quantidade para promover a mastigação, mas enquanto o bebé estiver a roer o pão mantenha sempre a atenção.

O macarrão é um alimento saudável que pode ser inserido na alimentação dos bebês desde o início da introdução alimentar.

Bebés com menos de dois anos não devem, por isso, consumir molhos de tomate prontos, e mesmo crianças mais velhas devem consumi-los com moderação.

Até aos 9 meses, ou até o bebé conseguir fazer o movimento de pinça, coza muito bem o arroz, amasse os grãos com um garfo e forme bolas ou croquetes de arroz e sirva ao bebé. Estas bolas ou croquetes de arroz são uma forma extraordinária de introduzir folhas verdes escuras ao bebé nesta fase.

A partir dos 7 meses
Além do leite materno, ao completar 7 meses as papinhas podem ocupar mais espaço na dieta, fazendo com que a introdução alimentar do bebê ganhe mais variações de alimentos. Assim, aos poucos, além das papas de frutas, pequenos pedaços podem ser oferecidos para estimular a mastigação.

Com 8-10 meses, a criança já pode comer os alimentos da família, desde que não sejam condimentados e preparados com sal moderado. Por volta dos 12 meses, a dieta da criança deve estar integrada na da restante família.

A principal regra é usar pouco sal, pois com as ervas já é possível garantir o sabor. Temperos fortes como pimenta e curry são vetados, assim como os artificiais, que costumam ter muito sódio. As papinhas salgadas podem ser temperadas com cebola, alho e azeite.

Entre 9 e 18 meses começa, geralmente, o processo de introdução da alimentação mais sólida, chamada também de alimentação da família.

A partir do 6º mês devem ser oferecidas papas no almoço ou no jantar, com cereais ou tubérculos, vegetais frescos, proteína animal e feijões, e nas pequenas refeições, papa de frutas frescas.

Por muito tempo acreditou-se que os ovos não deveriam ser oferecidos aos bebês, por ser um alimento alergênico. Pois bem, agora você já sabe que o ovo está liberado a partir dos seis meses de idade, ou seja, logo no início da introdução alimentar.