Quando o bebê para de mexer no final da gravidez?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Redução dos movimentos do bebê O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.

No final da gravidez, é normal que o bebê se mexa menos do que no segundo trimestre. Além da falta de espaço, ele já pode estar encaixado na pelve materna, em posição para o nascimento, o que restringe mais seus movimentos.

Bebê mexendo menos – Como já informado antes, no final do terceiro trimestre é natural o bebê se mexer menos do que se mexia nos outros períodos, mas é sempre necessário avaliar essa movimentação fetal.

Mas lembre-se: “No final da gravidez, o espaço físico dentro do útero vai diminuindo e limitando tal movimentação”, explica. Agora, se observar que o bebê está se mexendo muito pouco e a barriga está mais baixa do que antes, é sinal de que ele está se preparando para nascer.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.

Além disso, existem alguns sintomas que indicam o bebê encaixado. Um deles é a melhora na respiração da mãe; outro, quando a mãe sente desconfortos e dificuldades de locomoção com frequência. Isso ocorre pois a bexiga fica ainda mais comprimida pela cabeça do bebê, diminuindo a capacidade de armazenamento da urina.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

7 sinais de que o bebê está a caminho

  • Encaixe do bebê Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. ...
  • Saída do tampão do colo do útero. ...
  • Dilatação do colo do útero. ...
  • Aumento das contrações. ...
  • Aumento das dores e do cansaço. ...
  • Rompimento da bolsa. ...
  • Redução dos movimentos do bebê

Os movimentos ficam menos bruscos e, até a 32ª semana, a movimentação chega ao seu ápice. A partir de então, a agitação diminui devido ao espaço menor dentro do útero. O bebê também costuma dormir durante uma parte do dia e se movimentar na outra.

Como regra, a gestante nesse período final deve evitar alimentos salgados, em razão da pressão arterial, que pode ser alterada. Além disso, comidas gordurosas e aquelas ricas em proteínas também não são recomendadas, porque possuem maior tempo de retenção no aparelho digestivo.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Não é nada estranho se durante este mês o notar pouco. Caso seja a segunda gravidez é normal notar os movimentos um pouco mais cedo, aos quatro meses e meio. À medida que a gravidez avança notá-lo-á mais, especialmente depois das refeições e quando estiver relaxada, ao deitar-se.

Como identificar a perda de líquido amniótico
Caso a bolsa se rompa, o principal sintoma é a perda de líquido pela vagina, exibindo cor transparente e cheiro similar ao da água sanitária.

Dormir de barriga para cima pode dificultar a respiração durante a noite. A partir do quarto mês, essa é uma posição não muito bem vista por obstetras. O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê.

O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame.

A partir da segunda metade da gravidez é normal que a mulher sinta algumas dessas contrações indolores, também conhecidas como Braxton-Hicks. A grande diferença entre essas contrações e as do trabalho de parto são que no trabalho de parto as contrações tem: Duração de aproximandamente 1 minuto.

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.

Até a 24ª semana de gravidez, se estiver tudo normal nos exames do pré-natal, incluindo a ultrassonografia fetal, você não precisa se preocupar se não estiver sentido a movimentação do bebê.

Barriga dura e torta é sinal de contração: provavelmente contração de treinamento, que é o corpo se preparando para o trabalho de parto mais para a frente.