Quando o bebê nasce vermelho que cor fica?

Perguntado por: ecrespo5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os recém-nascidos têm circulação sanguínea lenta e instável, por isso, é comum que a sua pele tenha uma cor vermelha escura e apresentem as mãos e os pés azulados, sobretudo quando as extremidades estão frias.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Alguns bebês têm o tipo de pele muito sensível, e o maior sinal é a pele ficar vermelha com facilidade. Sol, frio, vento, fricção nas roupas ou ressecamento podem fazer com que a vermelhidão surja. Para prevenir e tratar melhor esse tipo de pele, é indicado o uso de produtos calmantes, hipoalergênicos e sem fragrância.

Assim como a pele pode mudar com os anos e ganhar mais pigmentação, pais negros podem ter um bebê de pele clara que, com o passar do tempo, não sofre alteração da cor e permanece num tom claro.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

Portanto, as mamães precisam segurar a ansiedade para saber como será exatamente o cabelo do bebê, já que mesmo após o parto os fios passam por transformações de cor e textura. A partir dos 6 meses eles começam a ficar como de fato serão: lisos, cacheados, crespos, finos ou grossos.

Um bebê deve dormir no escuro, e bons motivos para isso não faltam. Essa é uma condição essencial não só para que ele tenha um sono profundo, como também para o desenvolvimento e crescimento da criança.

A maioria dos bebês nasce com olhos azuis, que podem escurecer em seus primeiros três anos. O escurecimento se dá porque a melanina, pigmento marrom, normalmente não está presente no nascimento, ele vai sendo produzido com a idade.

Olho muda de cor ao longo do tempo
Como demora cerca de 1 ano para os melanócitos concluir seu trabalho, pode ser arriscado dizer a cor dos olhos antes do primeiro aniversário do bebê. A mudança de cor não altera muito depois dos primeiros 6 meses de vida, mas pode haver muita mudança.

Mesmo assim, a pele do recém-nascido está longe de ser perfeita no início. Você não deve se assustar com considerável descamação, vermelhidão ou descascados nos primeiros dias após o nascimento, especialmente em torno dos pulsos, joelhos e pés. Isso tudo é normal.

Os principais sinais e sintomas costumam incluir pele amarelada, a parte branca do olho amarela, cor amarela na parte de dentro da boca. Ela explicou que os recém-nascidos tendem a ter níveis de bilirrubina mais elevados porque seu fígado ainda não consegue metabolizar o excesso da substância.

Os recém-nascidos só vêm em preto e branco. Isso ocorre porque as células responsáveis pelas cores ainda não estão completamente desenvolvidas ao nascer.

A melanina também está presente aqui, na produção da cor da pele do bebê. Logo que nasce, sua pele tende a ser bem clarinha, com uma coloração rosada, e vai mudando com o passar das horas e dias. A partir dos seis meses, já é possível saber o tom da pele da criança.

As chances de os filhos se parecerem genética e, por consequência, fisicamente, com o genitor são maiores do que as de “puxarem” à mãe.

Filhos herdam as informações genéticas dos pais e, a partir destes dados, desenvolvem suas próprias características. Basicamente, metade do material genético vem da mãe e outra metade do pai.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

1O cabelo do bebê cai com até seis meses de idade e esse período pode se estender até os dois anos. 2O atrito da cabeça da criança com o travesseiro ou colchão pode ocasionar em falhas capilares localizadas. 3O nascimento dos fios geralmente ocorre a partir dos seis meses de idade e pode se estender até um ano e meio.

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

A queda de cabelo dos bebês pode começar logo após o nascimento da criança, e geralmente se estende até os seis meses de idade, quando os fios de cabelo definitivos, mais firmes, longos e grossos começam a nascer.

“Sugiro o uso de uma luz mais amarelada ou até mesmo luminárias com lâmpadas verde-claras e opacas. Vale ressaltar que o verde-claro acalma e isso contribui para o sono do bebê”, aconselha.