Quando o bebê nasce branco pode ficar moreno?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Na verdade, existem vários genes diferentes que regulam uma variedade de processos de produção de melanina, portanto, não importa que cor nasça, a cor da pele do recém-nascido muda, ou mudará com o passar do tempo.

Por volta dos 6 meses, a cor da pele do bebê de qualquer origem racial já deve ser definitiva, embora a maior ou menor exposição ao sol ao longo da vida tenha alguma influência. Pessoas de peles mais claras que são constantemente expostas ao sol acabam ficando com a pele mais morena.

Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.

Na verdade, existem vários genes diferentes que regulam uma variedade de processos de produção de melanina, portanto, não importa que cor nasça, a cor da pele do recém-nascido muda, ou mudará com o passar do tempo.

Pelos 12 meses, a maioria dos bebés já tem a cor definitiva estabelecida apesar de algumas crianças apresentarem alterações subtis até aos 5 – 6 anos. A cor dos olhos é determinada por fatores genéticos, à semelhança da cor da pele e dos cabelos.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Quando o bebé nasce vem envolto numa pasta branca pegajosa e pouco estética, no entanto esta é extremamente útil. Cerca da 18ª semana de gravidez a pele do bebé começa a produzir uma substância branca e pegajosa, à qual denominamos de vérnix caseosa.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis; Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis; Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.

O seu aspecto
Os recém-nascidos têm circulação sanguínea lenta e instável, por isso, é comum que a sua pele tenha uma cor vermelha escura e apresentem as mãos e os pés azulados, sobretudo quando as extremidades estão frias.

"Quando nasce, a criança vem com mais líquido na bolsa escrotal. Por isso, tem o tom mais escuro. Em 15 dias, a cor passa a ser rosa". Se bolsa escrotal permanecer escurecida por mais de 15 dias, adverte Chade, pode ser sinal de uma doença, a hidrocele, que necessita de cirurgia.

Por volta do primeiro mês de vida, ele já consegue seguir um objeto com os olhos. Adora olhar para o rosto da mãe e do pai e começa a notar o tamanho das coisas. A partir de seis semanas, consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, lhe permitindo compreender a distância.

SOBRE O ALBINISMO
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o albinismo é uma "desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina, pigmento que dá cor a pele, cabelo e olhos.

Todos nascemos com genes transmitidos pelos nossos pais.
Analisamos tudo o que você deve saber sobre as características que distinguem nosso rosto e cabelo. Todas essas características são transmitidas aos recém-nascidos através dos genes de seus pais; ao mesmo tempo, eles mesmos os herdaram de seus avós.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.