Quando o bebê não ganha peso com leite materno?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

Isso pode ser devido a ineficiência da sucção do bebê, por língua presa, ou disfunção motoral oral, baixa transferência de leite, estresse materno ou depressão perinatal, mãe com alguma cirurgia na mama que reduza a quantidade de glandula mamária, um processo infeccioso na mama, como a mastite.

Como saber se o meu leite está a ser suficiente para alimentar o meu bebé?

  1. O bebé mama várias vezes durante o dia e a noite;
  2. Urina no mínimo 6 vezes por dia;
  3. A urina não tem cheiro forte e não é carregada;
  4. O bebé aumenta de peso (ver o vulgo "cartão amarelo de vacinas")

Os alimentos ricos em cálcio são excelentes para aumentar a produção do leite materno. O principal benefício que podemos ter com a ingestão diária adequada de cálcio é o fortalecimento dos dentes e ossos do bebê e da mãe.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

MITO! O leite secretado nos primeiros dias após o parto (até o 7º dia) é denominado COLOSTRO, muitas vezes confundido com um leite fraco por conta da sua coloração.

A abundância de frutas, legumes, verduras e grãos disponíveis no Brasil é enorme. Procure também variar os tipos e cortes de carne (frango, carne bovina e peixe), além de ovos, leite, iogurte natural e derivados. Se o seu filho torce o nariz para determinado alimento, tente oferecê-lo de outra forma.

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal. Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném. Quem não come bem, não dorme bem.

3Compressas geladas, amarrar os seios com faixas ou tomar chás e remédios para secar o leite são alguns dos métodos possíveis. 4Existem medicações para ajudar o leite materno a secar, porém todas, sem exceção alguma, devem ser indicadas pelo médico ginecologista.

Como saber se meu bebê está bem alimentado?

  1. As mamas se esvaziam e ficam mais macias após a amamentação;
  2. O bebê engole bem o leite;
  3. A troca de fralda molhada aumenta para 6 a 8;
  4. O cocozinho do bebê é amarelo-mostarda ou mais escuro.

Nos primeiros dois meses de vida, a tendência é ganhar bastante peso – cerca de 1 quilo no primeiro mês e 800 gramas no segundo. Conforme o bebê vai crescendo, esse ritmo diminui. Ao final de um ano, é esperado que o peso seja, em média, 10 quilos.

Aumento de aproximadamente 600g por mês no primeiro semestre. Aumento de aproximadamente 500g por mês no segundo semestre.

A vitamina D é fundamental. Ela é essencial para ter ossos saudáveis, tanto para você como para o bebê, e é obtida principalmente da exposição solar. Se você mora em local sem muito sol, especialmente no inverno, seu corpo pode ter dificuldade de produzir vitamina D suficiente.

Motivos para a baixa produção de leite materno
Histórico de síndrome do ovário policístico, diabetes, distúrbios da tiróide ou outros distúrbios hormonais. Às vezes, as mães com essas condições têm baixa produção de leite. Hipoplasia mamária, uma condição médica rara em que não há tecido glandular mamário suficiente.

Pode não estar a agarrar bem a mama ou pode ter uma condição que torna mais difícil tomar o leite. Os seguintes sinais mostram que o seu filho não está a receber leite suficiente: Ganha pouco peso. É normal nos primeiros dias os recém-nascidos perderem 5% a 7% do peso que tinham à nascença – alguns perdem até 10%.

Ansiedade, desconforto, dor e estresse
Além disso o próprio estresse pode levar à diminuição da produção de leite. Por isso o apoio do companheiro, família e muitas vezes auxílio e orientação e apoio um profissional de saúde é fundamental.