Quando o bebê Gorfa e sai pelo nariz?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

De acordo com o Portal Alô Mãe da Prefeitura de São Paulo, o refluxo do bebê, na verdade, tem o nome de refluxo gastroesofágico. É o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. No caso do recém-nascido é o retorno imediato do leite através da boca e, algumas vezes, pelo nariz.

Diferença entre refluxo e regurgitação
Quando o esfíncter abre fora de hora e deixa passar o conteúdo do estômago para o esôfago, ocorre o refluxo. Quando esse conteúdo chega na faringe ou na boca, algumas vezes sendo expelido, ocorre a regurgitação.

Quando é hora de buscar o pediatra
Nesses casos, a golfada pode ser mais intensa e frequente, e vem associada a dor de início súbito durante ou após as mamadas, e até mesmo durante o sono, tornando-o bastante agitado, demonstrando real incômodo, principalmente na posição deitada sem inclinação do tórax e da cabeça.

A golfada acontece quando o estômago do bebê fica muito cheio, o que faz com que a válvula que fecha a passagem para o estômago se abra facilmente, o que o leva o bebê a regurgitar o leite.

O refluxo passa a ser um problema quando a criança apresenta alguns sinais e sintomas como: irritabilidade, choro, vômitos muito frequentes, baixo ganho de peso e recusa alimentar. Muitas vezes o bebê se joga para trás e não aceita a alimentação.

É importante que o bebê seja avaliado pelo pediatra para ver se será necessário dar novamente o seio materno. Nas situações em que o bebê vomita, de modo geral, não devemos insistir na mamada. Mantenha a amamentação em livre demanda.

Nesses casos, o leite volta do estômago para o esôfago causando desconforto e dor. O bebê, mesmo com fome, não consegue mamar. Ele ganha pouco peso e tem dificuldade para dormir ou tem o sono interrompido por engasgos e dor.

A regurgitação do recém-nascido (ou refluxo fisiológico) é a expulsão do conteúdo gástrico sem haver participação dos músculos e sem sintomas, em geral, por aumento da pressão no abdômen. Sabe-se que 67% das crianças que mamam aos 4 meses de idade, apresentam mais de uma regurgitação por dia.

Quando devo me preocupar com o golfo do bebê
Além disso, é preciso estar atento se mais algum sintoma está acompanhando o golfo do bebê, como dificuldade para ganhar peso, falta de apetite, irritação, choro excessivo, soluços, dificuldade para respirar, inquietação na hora de amamentar.

Com a imaturidade, o esfíncter relaxa e não faz seu trabalho. Por isso, o retorno de um pouco de leite após a mamada, quando o bebê arrota, ou mesmo um tempo depois em forma de “queijinho” é normal. Trata-se de um tipo de refluxo fisiológico, ou apenas regurgitação, que acontece em algumas ou todas as mamadas.

Você pode deitar seu bebê de bruços por meia hora depois da mamadeira ou da amamentação, mas você deve estar alerta o tempo todo. Colocar um bebê em um colchão elevado deitando- o de costas não altera a frequência ou a quantidade de refluxo.

É o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. No caso do recém-nascido é o retorno imediato do leite através da boca e, algumas vezes, pelo nariz. Apesar desta espécie de “vômito do bebê” preocupar muitas famílias, é importante entender que é um processo bem normal.

A pediatra explica que, como os bebês costumam engasgar com o leite materno, é importante deixá-los em pé, no colo, após a amamentação e deitá-los somente depois de alguns minutos. Para evitar que o bebê tenha refluxo durante o sono, a orientação é deixá-lo com a cabeça mais elevada.

A regurgitação, popularmente conhecida como “golfada”, é muito frequente em bebês recém-nascidos, podendo ocorrer mais de uma vez por dia, especialmente após mamarem. Por isso, sempre mantenha o “paninho de boca” por perto! Além disso, é preciso entender que a volta do leite é algo comum nos bebês.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

O soluço é muito comum em recém nascidos e pode começar antes mesmo do nascimento. Ele nada mais é do que contrações involuntárias dos músculos respiratórios e do diafragma do bebê. Por serem imaturos, esses músculos são estimulados e “irritados” com muita facilidade, gerando o soluço.

Ao identificar os sinais de refluxo em bebê acima de 6 meses de idade, é hora de procurar um médico para investigar se existe algum problema de saúde.