Quando o bebê fica mais fácil?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

No quarto mês de vida, a criança fica mais ativa, brincalhona e sorridente. Nessa etapa, os bebês passam a dormir mais durante a noite e ficam mais ativos de dia.

O mal-estar, ou seja, as contrações da musculatura abdominal, duram em média três meses, pois esse é o tempo que o organismo do bebê leva para amadurecer o tubo digestivo. Geralmente inicia-se na segunda semana e se intensifica entre a quarta e a sexta.

Fase 4: Angústia de separação, entre o mês 7 e 8
Talvez provavelmente esta seja a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção. A angústia de separação é quando o pequeno se dá conta que os pais não são uma extensão de si e que começa a se perceber como indivíduo.

O bebê com 3 meses já reconhece melhor a voz e a imagem dos pais, responsáveis e familiares, movimentando o pescoço em direção às pessoas, vozes, objetos e sons. Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros.

O esperado é que o bebê esteja sorrindo até o terceiro mês de vida. Quando isso não acontece, é importante que seja dito ao pediatra que acompanha a criança para que avalie o desenvolvimento dela, e, se for confirmado o atraso, encaminhe para avaliação especializada com neuropediatra.

Aos 2 meses, o bebê melhora a sustentação da cabeça, levantando a cabeça quando é colocado de bruços. Além disso, o bebê consegue perceber alguns sons e acompanha com o olhar o movimento das pessoas, explorando mais o que está à sua volta.

Isso é sinal de desenvolvimento!
O primeiro sorriso real diz muito sobre o desenvolvimento do seu filho. É um sinal de que a visão melhorou e que ele já consegue reconhecer seu rosto.

Quanto tempo dura a crise dos três meses? Dura 15 dias. Um período curto, mas intenso. Você perceberá que o bebê apresenta as primeiras mudanças logo no seu terceiro mêsversário — é muito interessante como o desenvolvimento infantil parece seguir um reloginho.

Após os meses iniciais de vida, o bebê passa pela crise dos 3 meses. Então, ele começa a dormir menos, fica mais agitado, passa a chorar mais, não quer mamar tanto quantos antes, não se conforta no colo e fique inquieto no berço. Essa condição é bem conhecida e é normal.

O que é a crise dos 4 meses? A crise dos 4 meses se caracteriza por uma mudança brusca de comportamento com atitudes como rolar no berço, ficar irritado, chorar com mais frequência, ter maior sensibilidade a temperatura e a luz.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

O sistema digestivo do bebê ainda está se desenvolvendo, causando desconforto, que o bebê comunica com o choro. O refluxo pode estar fazendo o bebê se sentir desconfortável. O bebê está com gases e isso causa o desconforto.

Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Lula nasceu no dia 31 de janeiro pesando cerca de dois quilos e meio. Hoje ela é chamada de o bebê mais forte do mundo! Os pais atribuem a força da bebê aos exemplos de vídeos de levantadores de peso, mas também a proporção do corpo pequeno dela.

Até quando o bebê é considerado recém-nascido? Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

Tamanho e peso
Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8 kg e a média de comprimento está em torno de 60 cm; as menininhas, 5.3 kg e 59 cm, respectivamente.