Quando o bebê está se encaixando dói?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.

O encaixe não provoca grande alteração na movimentação. Importante é seguir as orientações de seu Obstetra, quanto a movimentação fetal!

Aumento do peso do bebê
Isto ocorre porque nesta fase, os ligamentos e os músculos da pelve tornam-se mais relaxados e esticados para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar a dor na virilha.

Depois de 28 semanas de gestação a grande maioria dos fetos está em apresentação cefálica. Quando a mamãe descobre que o bebê está com a cabeça para baixo poderá ficar preocupada com a proximidade do parto, uma vez que o bebê ainda não está pronto para nascer.

Normalmente, o bebé desce e encaixa-se na cavidade pélvica algumas semanas antes do parto, por volta das 36 – 38 semanas. Contudo, e sendo este um dos sinais de que o nascimento está para breve, a gravidez ainda se pode prolongar por mais algumas semanas.

O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe.

Como perceber a barriga baixa? Um truque para verificar se a barriga está baixa é bastante simples, mas deve ser acompanhado dia a dia durante algumas semanas. Consiste em colocar a mão (ou mãos) no espaço entre a barriga e o seio.

Até a 28a semana, essas trocas de posições são constantes – o espaço que ele tem é grande. Na 32a semana o espaço que o bebê tem para se mexer é menor. Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto.

Sinais de alerta
Diminuição dos movimento do bebê; Mudança na cor ou no cheiro do líquido amniótico; Presença de sangue; Presença de febre, mesmo que baixa.

Geralmente, a barriga baixa e o encaixe do bebê costumam acontecer na 35ª ou 36ª semana da gestação, principalmente se tratando de gestantes de primeira viagem.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Alongamento dos músculos do abdômen
Com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga pode começar a ficar dura logo no início da gravidez, principalmente devido ao alongamento excessivo dos músculos do abdômen.

37 semanas de gravidez são 9 meses. Às 37 semanas da gestação (início do 9º mês) o bebé está quase pronto para nascer. As falsas contrações do parto passam a ser frequentes, ainda que possa nem se aperceber da sua existência.

O chute do bebê é uma das formas mais fáceis de visualizar como ele está posicionado no útero. Se sentir um chute acima do umbigo, ele provavelmente está com a cabeça para baixo. Se o chute for abaixo do umbigo, seu filho deve estar com a cabeça para cima.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

Continuar lendo Onde dói dói tudo?