Quando o bebê está atravessado na barriga da mãe?

Perguntado por: dmarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Na posição transversal, o bebê fica deitado de forma atravessada no útero. Quando a gestante entra no trabalho de parto com o feto nessa apresentação, é impossível a realização do parto normal. Portanto, a posição transversal obriga a realização de uma cesárea.

Transversal. A posição transversal é conhecida quando o bebê nasce por cesariana, ou seja, está deitado de lado no útero, em vez da vertical.

TRANSVERSAL. Essa posição é um tanto rara estatisticamente, apenas cerca de 1% dos casos, quando o bebê está atravessado no útero da mãe. Lembre-se que durante toda a gestação você deverá consultar seu médico para acompanhar o desenvolvimento do bebê e a posição do feto próximo ao parto.

Uma dica é deixar o bebê deitado de barriga para cima e, ao lado dele, chamá-lo pelo nome. Isso incentiva a criança a se virar e se concentrar em você ou em algum objeto que você esteja segurando, o que é importante para o desenvolvimento motor e cognitivo, o incentivando a se virar de bruço para alcançá-los.

A única certeza é a de que a posição cefálica é a mais segura para o parto normal. Um dos motivos para isso, segundo o obstetra, é que quando o bebê está virado para baixo, a dificuldade do parto é decrescente.

De lado (direito)
Assim como a posição de barriga para cima, essa pode também comprimir a veia cava da oxigenação. Pode trazer mal estar para mãe, e, ocasionalmente algum prejuízo para a oxigenação do bebê.

Desejado por muitas mulheres, o parto vaginal pode ser diretamente influenciado pela posição do bebê na barriga: se ao final da gestação o bebê não virar para a posição cefálica, o parto vaginal pode se tornar muito difícil ou impossível de ser realizado.

Ao respirar melhor e deixar seu sangue fluir melhor, você se sente mais confortável e coopera ainda mais para o desenvolvimento do seu bebê. Mas atenção: isso não significa que se você deitar do lado direito vai causar danos ao bebê. A orientação é de apenas alternar os lados.

Nesse período, o bebê aumenta bastante sua massa corporal, tem seus cinco sentidos apurados e, com exceção do respiratório, apresenta todos os sistemas bem desenvolvidos. No oitavo mês, o bebê tende a se posicionar de cabeça para baixo.

Desenvolvimento do bebê com 28 semanas de gestação
A posição do bebê com 28 semanas é cefálica, ou seja, quando ele está virado para baixo.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Durante a gestação, a maioria dos bebês ficam na posição cefálica ,ou seja, com cabecinha para baixo. Contudo, a apresentação pélvica ,que é quando o bebê fica “sentado”, ocorre em cerca de 30% das gestações até 28 semanas. Mas essa porcentagem reduz para 3 a 4% em torno de 37 semanas.

Rolar: a importância desse movimento para o bebê Os movimentos como virar e rolar, geralmente, ocorrem após o quarto ou quinto mês de vida – e espera-se que uma criança vire ativamente até o fim do sexto mês.

Essa etapa acontece por volta dos 4 ou 5 meses, um pouco antes de o bebê conseguir sustentar a cabeça. Um belo dia você o coloca na cama e, ops, ele se vira. Se você está passando por isso, pode comemorar a conquista, já que essa é a primeira etapa para ter maior autonomia na locomoção.

Alguns exemplos de exercícios que devem ser evitados:

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte. Isso porque o corpo sofre mais alterações nessa fase, como o pico hormonal e o crescimento da placenta.

Na posição transversa, o feto está atravessado sobre o canal vaginal na posição horizontal e o ombro vem primeiro. Um parto por cesariana é realizado, a menos que o feto seja o segundo de uma dupla de gêmeos. Nesse caso, o feto pode ser girado para que o parto seja pela vagina.