Quando o bebê deve começar a usar travesseiro?

Perguntado por: aguimaraes3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Quando o bebê pode começar a usar travesseiro? A partir dos 6 meses de idade, o bebê pode usar travesseiro. Mas atenção: deve ser fino e pequeno, tendo no máximo 3 cm de espessura, apenas para preencher o espaço entre o colchão e o pescoço da criança.

“O ideal nessa fase é incluir um travesseiro um pouquinho mais alto, que preencha o espaço entre a cabecinha do neném e o colchão, o que vai manter a coluna alinhada e as vias respiratórias livres”, informa. A troca do berço pela cama é outro momento no qual o travesseiro deve ser trocado.

Nos primeiros meses de vida não é necessário colocar travesseiro no berço para o recém-nascido. O ideal é que ele durma em uma superfície firme, plana e macia, para melhor acomodação da coluna. Quando o bebê atingir seus seis meses de vida, ele já pode ter seu travesseirinho, daqueles pequenos e finos.

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

Por volta dos 5 meses, o próprio bebê já será capaz de se virar e escolher a posição mais confortável para dormir. As opiniões dos pediatras a respeito da posição ideal para o bebê dormir variam bastante. Há aqueles que defendem que os bebês devem dormir de barriga para cima, seguindo a orientação da OMS.

A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir. Fique atenta com shorts e calças com cordões, além de roupas muito justas.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

A Síndrome da morte súbita é a principal causa de morte entre bebês de 1 mês a 1 ano de idade e permanece imprevisível, apesar de anos de pesquisa.

Lembrando que o uso de cobertores é recomendado após 1 ano de idade e antes disso, é recomendado agasalhar o bebê com roupas confortáveis protegendo do frio..

Também chamada de morte do berço, por definição, a SMSI é a morte repentina de uma criança com menos de 12 meses sem causa aparente. Mesmo após investigação do caso, não se encontra quadro clínico de doença ou possíveis causas para explicar o óbito.

O travesseiro é fundamental, já que ajuda o bebê a ficar na posição certa na hora de dormir. Bom, nos primeiro meses de vida, o travesseiro do bebê deve ser macio e não ultrapassar os 3 cm de altura, tá?

Os pediatras recomendam que os bebês até 6 meses de idade não durmam com travesseiros ou qualquer outro objeto dentro do berço, para prevenir a síndrome da morte súbita para recém-nascidos que podem sofrer sufocamento muito facilmente quando estão nessa idade.

A melhor posição para o bebê que tem refluxo dormir continua sendo a de barriga para cima. Entretanto, uma opção seria deitar o bebê de bruços por meia hora depois da mamadeira ou da amamentação, o que pode ajudar no esvaziamento gástrico e diminuir o desconforto para o bebê.

É comum muitos pais acharem que os bebês sentem necessidade de luz, mesmo que seja uma luz baixa no quarto para dormir. Mas a verdade é que o bebê pode dormir no escuro — e terá noites de sono mais saudáveis se se acostumar com o escuro. E, no caso do barulho, é recomendado o ruído branco em vez do silêncio total.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Dicas, truques e soluções simples para resolver aquelas dúvidas que surgem nos primeiros meses.

  1. Comece a embalar o bebê de maneira suave para dormir.
  2. Feche as cortinas do quarto.
  3. Se precisar falar alguma coisa, use um tom de voz baixo e suave.
  4. Ligue um brinquedo relaxante que emita sons ou toque músicas tranquilas.

Riscos. Em primeiro lugar, o maior risco de um bebê dormir com cobertor, almofada ou brinquedo, é morte súbita (síndrome SIDS), alertam cientistas do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Isso porque esses objetos podem obstruir as vias respiratórias dos pequenos e trazer risco de asfixia.

As almofadas ou protetores berço, como também são conhecidas, tornaram-se bastante populares alguns anos atrás. No entanto, o produto passou a ser contraindicado pelos pediatras em função do risco de sufocamento. A Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso.

A transição do berço para a caminha pode acontecer aos poucos a partir dos dois anos. “Mas atenção: não existe uma idade certa, pois isso depende muito de cada um”, explica a psicóloga. É importante que os pais respeitem o tempo do filho e não o comparem com outras crianças.

O que é a crise dos 3 meses no bebê? Essa 'crise' é um marco no desenvolvimento cognitivo e motor infantil. É quando os bebês começam a enxergar melhor as imagens, reconhecem os sons com mais clareza, movimentam o pescoço em direção aos estímulos externos e levantam a cabeça quando ficam de barriga para baixo.

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.