Quando o bebê começa a rolar?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Se você deixou o bebê em uma posição no berço e, quando voltou, o encontrou em outra totalmente diferente, pode comemorar! Significa que ele iniciou o processo de desenvolvimento com êxito. Rolar é o primeiro movimento corporal aprendido pela criança de 4 meses, em geral, até o momento da primeira passada.

Você pode estimular o seu filho a rolar quando ele estiver de bruços. Coloque um brinquedo ao lado dele e veja se ele tenta rolar para alcançá-lo, ou deite-se ao lado dele, a uma certa distância, e observe se ele tenta rolar para chegar mais perto.

“Para se sentar, o bebê deve passar primeiro pela fase de sustentar a cabeça, que deve ocorrer até os 3 meses. A partir do 4º mês, é preciso adquirir a capacidade de rolar lateralmente. Com 6 meses, o bebê deve conseguir aprender a rolar e a se sentar com apoio.

Assim que se passam 3 meses, os bebês começam a perceber que sua existência é individual e é onde eles ficam mais inquietos. Por isso ocorre a crise dos 3 meses. Assim que a criança completa exatamente três meses de vida, ela começa a passar por essa fase, que dura cerca de 15 dias.

Usar o brinquedo favorito
Uma dica para ajudar o bebê a se virar sozinho é colocá-lo de barriga para cima e deixar o brinquedo preferido ao lado, de uma forma que o bebê consiga ver o objeto ao virar a cabeça, mas que não o consiga alcançar.

Aos três meses, o seu bebê se mostrará ativo e com mais controle sobre o próprio corpo. Ele poderá trazer as mãozinhas até a boca, esticar as pernas quando estiver deitado de bruços, agarrar objetos com mais facilidade, além de abrir e fechar as mãos.

É comum que alguns bebês façam esses movimentos no terceiro mês, pois eles podem apresentar um desenvolvimento acima da média. No entanto, caso a criança ainda não consiga rolar sozinha até o quinto para o sexto mês, o pediatra deve ser informado. Quer saber mais sobre quando o bebê começa a rolar?

Rolar: a importância desse movimento para o bebê Os movimentos como virar e rolar, geralmente, ocorrem após o quarto ou quinto mês de vida – e espera-se que uma criança vire ativamente até o fim do sexto mês.

Se o seu bebê já chegou aos 6 meses e ainda não rolou, Andréia garante que não há motivo para pânico. “Alguns podem demorar mais e outros nem chegam a se virar, indo direto para a fase de sentar e engatinhar”.

A alimentação complementar deve iniciar aos 6 meses para bebês que mamam, e aos 4 meses para crianças que usam fórmulas infantis, devendo sempre iniciar com frutas raladas ou alimentos em formas de papa, como purês e arroz amassado.

O que prejudica a coluna do bebê? Como a coluna do bebê é muito flexível, qualquer movimento brusco pode causar problemas para o bebê. Desta forma, chacoalhar, sacudir, jogar para cima e colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pode ser muito prejudicial para a saúde da criança.

Os pediatras recomendam que a oferta de água para o bebê comece a partir dos 6 meses. Esta é a idade em que o leite materno deixa de ser a única fonte de alimentação.

Fase 7: Começo da independência
Costuma ser por volta dos dois anos. Em contraste com a angústia da separação, a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção, nesta o pequeno fica incontrolável.

Quando ainda é bem novinho, o bebê costuma “gritar” simplesmente para treinar as cordas vocais e reconhecer os limites da própria voz. Pode ser, então, que não esteja querendo dizer absolutamente nada! De qualquer forma, não há motivo para entrar em pânico.

O bebê com 3 meses já reconhece melhor a voz e a imagem dos pais, responsáveis e familiares, movimentando o pescoço em direção às pessoas, vozes, objetos e sons. Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros.