Quando o bebê começa a rir alto?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Os resultados deste estudo também demonstraram que o primeiro sorriso social, aquele que dirige aos pais espontânea e intencionalmente, aparece quando o bebé tem cerca de mês e meio de idade. Por volta dos 3–4 meses, o bebé dá a sua primeira gargalhada o que provoca puro prazer nos pais.

O bebê sorri quando se sente satisfeito e quando todas as suas necessidades estão cobertas. É o sinal mais puro de harmonia e felicidade. Assim, se seu pequeno sorri, pode ficar tranquilo, porque tudo parece estar indo bem. Além disso, é uma resposta flexível, porque pode ser mostrada em múltiplas circunstâncias.

Faça caretas. Arregale os olhos, mostre a língua, coloque os dentes para fora, faça as suas caras mais engraçadas para tirar um sorrisinho do pequeno.
...
Faça brincadeiras mais físicas, recheadas de barulhos.

  1. Faça cócegas. ...
  2. Brinque de pega-pega. ...
  3. Dê beijinhos na criança e sopre a barriga dela. ...
  4. Roube o nariz da criança.

Aos 4 meses, finalmente acontece!
Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas. A esta altura, o bebê também já sabe diferenciar conhecidos de desconhecidos. – A partir do 5º mês, a percepção de profundidade e visão em 3D começam a se desenvolver.

O bebê com 3 meses já reconhece melhor a voz e a imagem dos pais, responsáveis e familiares, movimentando o pescoço em direção às pessoas, vozes, objetos e sons. Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros.

A “hora da bruxa” é um momento do dia em que um bebé (mesmo estando antes super feliz) entra num período extremamente agitado, o que ocorre normalmente com frequência diária no fim da tarde ou noite. Normalmente nesta hora nada do que costuma acalmar o bebé durante o dia parece funcionar…

Assim que se passam 3 meses, os bebês começam a perceber que sua existência é individual e é onde eles ficam mais inquietos. Por isso ocorre a crise dos 3 meses. Assim que a criança completa exatamente três meses de vida, ela começa a passar por essa fase, que dura cerca de 15 dias.

A crise dos 4 meses se caracteriza por uma mudança brusca de comportamento com atitudes como rolar no berço, ficar irritado, chorar com mais frequência, ter maior sensibilidade a temperatura e a luz.

Os resultados deste estudo também demonstraram que o primeiro sorriso social, aquele que dirige aos pais espontânea e intencionalmente, aparece quando o bebé tem cerca de mês e meio de idade. Por volta dos 3–4 meses, o bebé dá a sua primeira gargalhada o que provoca puro prazer nos pais. O bebé está a comunicar!

Os resultados mostraram que o primeiro sorriso social, aquele realmente para você, é dado em média com um mês e meio. Já a primeira gargalhada nos surpreende lá pela metade do terceiro mês. Segundo Addyman, o sorriso se torna uma forma de comunicação importante entre os pais e o bebê.

A crise dos 3 meses acontece justamente porque a criança tem a percepção de que não está mais presa na mãe, entende que não faz parte dela, a vê como um outro ser e precisa chamá-la para ter o que necessita, podendo gerar ansiedade no bebê, podendo ser percebida por mais momentos de choro.

Se você perceber que o seu bebê está chorando mais que antes, não precisa se desesperar, pois esse aumento de choros é natural na crise dos 3 meses. Outra característica comum é a dificuldade em dormir.

O esperado é que o bebê esteja sorrindo até o terceiro mês de vida. Quando isso não acontece, é importante que seja dito ao pediatra que acompanha a criança para que avalie o desenvolvimento dela, e, se for confirmado o atraso, encaminhe para avaliação especializada com neuropediatra.

Sentar, rolar, engatinhar e até tentar os primeiros passos. As descobertas vão encher os olhos dos pais. Porém, também podem ser umas das fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda atenção. Só para ilustrar, no meio disso, o sono pode ser prejudicado.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Demonstração do amor pelo bebê
Apesar de amar os pais praticamente desde o nascimento, até os oito meses de vida o bebê demonstra seu amor de uma maneira mais sutil. Algumas dessas demonstrações podem ser olhar para os pais e sorrir e chorar quando deixa o colo dos pais para ir com outras pessoas.

Continuar lendo Por que rir dói?