Quando o bebê começa a ouvir a voz da mãe?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Os últimos estudos indicam que o feto responde ao som aproximadamente à s 16 semanas de gestação ou inclusive já à s 12 semanas. A resposta aos sons da fala parece dar-se mais perto das 24 semanas.

A partir da 16ª, acredita-se que o bebê começaria a ouvir sons abafados. “Já, por volta da 21ª semana (ou quinto mês) de gravidez, ele ouviria e distinguiria a voz materna claramente, reagindo aos estímulos sonoros mais conhecidos um pouco antes da 24ª”, completa o especialista.

Não há nada como a emoção de ouvir o primeiro choro do bebê na hora do parto. É um momento que marca a chegada oficial do pequeno ao mundo. Mas, embora seja a primeira vez que os pais ouvem a 'voz' do filho, um novo estudo mostrou que, na verdade, o bebê pode praticar o choro meses antes de nascer.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

A ciência demonstrou que, durante a gravidez, seu bebê sente as mesmas coisas que você e com a mesma intensidade. Se você chora de tristeza, seu bebê vai experimentar na própria pele esse estado emocional. Ele vai sentir como se essa tristeza e essa angústia fossem dele.

A água durante a gravidez ajuda a aumentar o volume sanguíneo, ou seja, tomar bastante água aumenta o líquido amniótico e ajuda no crescimento do feto. Outros desconfortos, como a acidez durante esse estágio, podem ser bastante minimizados com a ingestão de água com frequência.

O homem pode apresentar sintomas similares aos que a mulher sente durante a gravidez. Isso se chama Síndrome de Couver, e, quando acontece, os faz ganhar peso, ter enjoos e até sentir as dores de contrações do parto. Isso só mostra o grande envolvimento do marido na gravidez, e não um problema de saúde.

“O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê provindos do contato com ...

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa?

Segundo especialistas japoneses, o abuso verbal durante a gravidez pode aumentar em 50% os problemas auditivos do bebê Gritar não é bom pra ninguém. Quem fala experimenta o descontrole emocional.

De acordo com a Dra. Caroline Queren Tozzi, ginecologia e obstetra, não há estudos científicos que comprovem a relação direta entre susto e impacto na gestação, mas há casos em que a reação emocional pode sim prejudicar a gestação e a saúde do bebê.

Com melodias deliciosas, que vão da MPB à música clássica, passando por famosas canções infantis, a playlist Para ouvir antes de nascer vai alegrar ainda mais os dias de mamães e bebês! <3.

Apesar de o feto não entender o significado das palavras, ele consegue perceber o carinho”, ensina Mônica Lemos. Por isso, a dica é deixar qualquer inibição de lado e conversar com a barriga, sim. Vale tudo, contar como foi o dia, fazer brincadeiras com o bebê, colocar uma música que você gosta de ouvir.

Frutas não recomendadas na gravidez

  • Cereja. As cerejas concentram alguns açúcares simples. ...
  • Cítricas. As frutas cítricas são recomendadas por seu conteúdo significativo de vitamina C. ...
  • Sucos não pasteurizados. Sucos não pasteurizados devem ser evitados durante a gravidez, pois são uma possível fonte de infecção.

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

Atividade de alto risco de queda, como andar a cavalo, escalar, esquiar ou saltar de paraquedas devem ser evitados durante toda a gestação, pois são exercícios que podem causar traumas na barriga e afetar o bebê, causando complicações na gravides ou até mesmo aborto.