Quando o bebê começa a mexer dói?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Quando os movimentos do bebê na barriga começam a ser perceptíveis, muitas vezes, no início, são confundidos com as atividades intestinais. Isso porque, nesse primeiro momento, a sensação é semelhante a de ter gases. Por isso, muitas mulheres dizem ter a sensação de que uma bolha está estourando em seu abdômen.

Algumas mães descrevem como bolhas estourando dentro da barriga ou sensação de estômago roncando. Outras descrições comuns incluem: “borboletas na barriga”, “palpitações no útero”, “tremores internos”, “algo rolando dentro da barriga”, “contrações nervosas”, “frio na barriga” ou “peixes nadando”.

A verdade é que cada bebê tem o seu próprio tempo para começar a mexer na barriga da mamãe. Então, dizer que os meninos mexem antes é um mito.

Segundo este estudo, as posições menos indicadas para as grávidas dormirem são sobre o lado direito ou com a barriga para cima. Isso acontece porque nessas posições aumentam-se as chances de o bebê comprimir a veia cava inferior da mãe.

O aumento do útero devido ao crescimento do bebê faz com que a barriga fique dura na região do baixo ventre, logo acima do osso da pube”, afirma Valladão.

Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor. Outro sinal é deixar de movimentar o membro que está dolorido.

Durante o orgasmo é comum a barriga ficar dura, mas não se preocupe. Evite posições que causem desconforto e lembre-se de que o que realmente importa é que seja respeitada sua vontade de ter ou não relação - converse com seu(sua) companheiro(a) sobre isso.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Algumas comparam os movimentos com bolhas estourando, tremidas ou até mesmo gases. Algumas vezes a mamãe poderá perceber movimentos rítmicos do bebê. Na verdade esses movimentos ritmados são apenas soluços. Durante o desenvolvimento do diafragma é bastante comum que os soluços do bebê ocorram.

O que a grávida sente quando o bebê se mexe? Quando os movimentos do bebê na barriga começam a ser perceptíveis, muitas vezes, no início, são confundidos com as atividades intestinais. Isso porque, nesse primeiro momento, a sensação é semelhante a de ter gases.

Mamães acima do peso também podem apresentar uma barriga maior em menor tempo, mas, nesse caso, a saliência é por conta da gordura abdominal; Grávidas que apresentam um biótipo magro, podem apontar maior saliência da barriga mais cedo.

Sugestão ou realidade? Pura realidade! As mudanças na pele na gravidez que a tornam tão luminosa são consequência do aumento na circulação da epiderme. Assim, torna-se mais rosada e luminosa.

Vários “métodos” prevêem o gênero do bebê com base na barriga de grávida da futura mamãe. Se a barriga estiver mais alta, é um menino e, se estiver mais baixa, é uma menina. Você 'terá uma menina se a barriga parecer com uma bola de basquete, e um garoto 'se tiver mais a forma de melancia.

Exercícios físicos para gestantes com programas intensos e vigorosos não são recomendados nesse período, mesmo que a grávida seja uma atleta de alto rendimento.

Passar muito tempo em pé durante a gravidez pode retardar crescimento do feto.

Se a gestante não sentir desconforto, também poderá dormir de barriga para cima.

Outro sintoma muito comum quando a mulher está nessa altura da gravidez é a sensação de barriga dura, decorrente das contrações de treinamento da gestante. Essas contrações são chamadas de Braxton Hicks e funcionam como uma espécie de treinamento do sistema feminino para o momento de parto.

Sentir a barriga dura é algo que ocorre durante a gravidez, no início e no fim do tempo, mas especialmente a partir da 36. ª semana ou 8.º mês.

Estas dores são comuns pois é necessário que o útero cresce para acomodar o bebê, a bolsa de líquido amniótico e a placenta. Essa dor na barriga geralmente é bastante fraca, muitas vezes a futura mamãe irá apenas queixar-se de um leve desconforto e não uma dor mais intensa.