Quando o bebê começa a entender o que é não?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Por volta do 10º mês de vida, o bebê já entende o significado da palavra "não" - muitos, inclusive, até repetem a palavra, sacodem a cabeça ou fazem o gesto de negativo com o dedinho. Essa capacidade de compreensão pode começar um pouco antes ou depois, quando ele tem entre 8 e 12 meses, dependendo do ritmo de cada um.

De 8 a 12 meses
Ao ver como os pais ficam animadas com isso, as crianças se sentirão estimuladas e falarão ainda mais. Eles também podem ser comunicar ao apontar para objetos, fazendo “sim” ou “não” com a cabeça. No final do primeiro ano, o seu bebê seguirá pedidos simples, como “dar tchauzinho”.

O que é e por que ocorre a “fase do não
É um ciclo natural pelo qual qualquer criança passa, umas com mais intensidade que outras. Tem início em torno dos 18 meses de vida, podendo se estender até os 4 anos de idade.

É necessário entender que o “não” tem o seu lado positivo para o desenvolvimento infantil. A vida é cheia de frustrações e, de modo a crescer saudável e sabendo lidar com as adversidades, o ser humano precisa ter limites.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Quando a mamãe está feliz, o bebê recebe hormônios como serotonina e endorfina, que são liberados pelo corpo da mãe e chegam até o bebê através do útero. Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero.

Em geral, a partir de 6 meses de idade, os bebês já apresentam a angústia da separação. "Nesta fase as crianças começam a perceber que são indivíduos independentes de sua mãe ou cuidador.

6 sinais de autismo em bebês

  1. 1- Bebê não reage aos estímulos sonoros. ...
  2. 2- Não emite contato visual quando é chamado pelo nome. ...
  3. 3- Não possui expressões faciais. ...
  4. 4- Não brinca com outras crianças e não gosta de gestos carinhosos. ...
  5. 5- Não conseguem e nem tentam falar. ...
  6. 6- Faz movimentos repetitivos.

Quando meu bebê aprenderá o nome dele? Muitas crianças começam a reconhecer o som de seu nome quando elas estão entre 4 e 8 meses de idade. Você pode dizer quando isso acontece para o seu filho ao chamar suavemente seu nome e vendo se ele se vira para você.

Reforce o bom comportamento: elogie sempre que o “não”for bem aceito. Tão importante quanto dizer “não” é demonstrar a satisfação que você tem quando a criança se comporta adequadamente. Sempre que seu/sua filho(a) fizer tudo direitinho, elogie o comportamento.

Dicas para lidar com a crise dos 2 anos
Uma dica fundamental para os pais de plantão: não adianta chamar a atenção do filho no momento da crise dos 2 anos. Ou seja, falar mais alto, bater, colocar de castigo ou algo do gênero na hora da birra não resolve.

A fase dos porquês é normal e faz parte do desenvolvimento das crianças. Questionar tem um papel fundamental no desenvolvimento delas, e os pais precisam ter paciência e procurar esclarecer as dúvidas dos filhos de forma consciente, a fim de transformar o questionamento em um período de aprendizado.

Gritar com os filhos é emocionalmente insustentável. Segundo especialistas, além de induzir à mentira, esse tipo de criação gera uma profunda desconexão entre pais e filhos, corta os laços e fecha a comunicação, deixando reflexos consideráveis na vida adulta.

A ciência demonstrou que, durante a gravidez, seu bebê sente as mesmas coisas que você e com a mesma intensidade. Se você chora de tristeza, seu bebê vai experimentar na própria pele esse estado emocional. Ele vai sentir como se essa tristeza e essa angústia fossem dele.

3 dicas para colocar limites em crianças de 1 a 2 anos

  1. Seja firme. Olhe nos olhos do seu filho e diga com firmeza no semblante e na voz o “não” que precisa ser dito. ...
  2. Não explique demais. Não fique repetindo, explicando demais o motivo do limite que você colocou. ...
  3. Não deixe de brincar.

Abaixe o berço assim que a criança demonstrar que está querendo se levantar sozinho. Passe a maior parte do dia no chão: único jeito de realmente ter a liberdade, espaço e tranquilidade para aprender a rolar, engatinhar, levantar, sentar. Brincar de esconder. Estimular sílabas ("Ma ma ma", "Pa pa pa", "Ca ca ca").

Ao contrário do mito de que colocar o bebê em frente ao espelho atrasa a fala, as atividades que são realizadas quando o bebê pode se ver, e ver você ao mesmo tempo, irão ajudar no seu desenvolvimento.

Sentar, rolar, engatinhar e até tentar os primeiros passos. As descobertas vão encher os olhos dos pais. Porém, também podem ser umas das fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda atenção. Só para ilustrar, no meio disso, o sono pode ser prejudicado.

Fase REM do sono: durante a fase Rapid Eye Movement (REM) do sono, o bebé poderá passar por algumas alterações fisiológicas que desencadeiam reflexos, como sorrir. Os sorrisos nos bebés durante esta fase do sono podem ainda ser causados por movimentos involuntários do corpo.