Quando o bebê começa a colocar o pé na boca?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Leva os pés à boca e gosta de brincar com eles.

Quase todos os bebés gostam de se ir colocando de pé a partir dos 4-6 meses, porque assim conseguem observar melhor tudo o que os rodeia.

Apesar de amar os pais praticamente desde o nascimento, até os oito meses de vida o bebê demonstra seu amor de uma maneira mais sutil. Algumas dessas demonstrações podem ser olhar para os pais e sorrir e chorar quando deixa o colo dos pais para ir com outras pessoas.

Visão nos primeiros meses de vida dos bebês
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.

Um dos motivos que pode fazer o bebê esfregar o rostinho na mamãe ou papai é o reflexo de busca. Este reflexo surge quando o bebê nasce e dura até os quatro meses e ocorre da seguinte maneira: quando a bochecha do bebê é tocada ou roçada, ele vai se voltar para essa direção com a boca aberta em busca de comida.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

Ficar sentado X Sentar-se
Quando completa de cinco a seis meses de idade, aproximadamente, seu bebê já consegue permanecer sentado se for colocado nessa posição, mas não pode ainda assumir essa posição por si próprio. Sentar-se é justamente isso - a habilidade de mudar da posição deitada para a sentada e vice-versa.

O que prejudica a coluna do bebê? Como a coluna do bebê é muito flexível, qualquer movimento brusco pode causar problemas para o bebê. Desta forma, chacoalhar, sacudir, jogar para cima e colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pode ser muito prejudicial para a saúde da criança.

Como estimular o contato com o bebê
Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade. No entanto, isso não significa que todos sejam capazes de fazer isso nesta idade.

Os bebês costumam ficar de pé entre os 8 e os 10 meses.
Ajudá-lo não significa que ele não conseguirá fazer isso sozinho no futuro.

Sim, o fato de não engatinhar com 8 meses não representa um problema, muitos engatinham entre 7 e 11 meses, mas o mais comum é entre 9 e 10 meses.

  • Olhar fixo. Desde o momento que ele nasce, você está sendo observada. ...
  • Opinião que importa. A partir dos 9 meses, seu bebê vai tentar dividir todos os desejos com você. ...
  • Sempre perto. Seu filho fica aflito quando você não está por perto. ...
  • Sorriso pede sorriso. ...
  • Confiança e aconchego.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

vermelho

As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas. Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite.

Em que idade a cor do olho do bebê é definida? Podemos dizer que isso ocorre entre os 6 e 9 meses de vida. Depois de passado esse tempo, a íris já ganhou pigmentação suficiente para que o bebê tenha a coloração dos olhos definida.

A visão do seu bebé torna-se gradualmente mais aguçada.
Adora olhar para a cara da mãe e do pai e começa a aperceber-se do tamanho das coisas. A partir das seis semanas, já consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, permitindo-lhe aperceber-se da distância.