Quando o bebê começa a chorar com lágrimas?

Perguntado por: omachado . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Não existe pai ou mãe que rapidinho não se habitue ao ruído do choro do filho. As lágrimas, porém, só começam a aparecer a partir de um ou dois meses.

De acordo com a fonoaudióloga Adriana Assunção, desde o nascimento os bebês apresentam o choro como uma reação biológica à dor ou à fome. E, a partir dos dois ou três meses, esse choro começa a se diferenciar, permitindo ao cuidador entender o que a criança quer. "O choro é um ato comunicativo e não deve ser ignorado.

Tipos de choros de bebê

  • Fome e sede. O choro por fome ou sede é um dos mais comuns. ...
  • Sono. Até os dois anos os bebês costumam chorar por tudo, até mesmo por sono. ...
  • Cólica. ...
  • Nascimento dos dentes. ...
  • Necessidade de atenção. ...
  • Desconfortos em geral.

Mas como saber se o bebê está com frio dormindo? As orientações são basicamente as mesmas. Observe se o seu filho demonstra algum desconforto e toque delicadamente a barriga, o peito e a nuca. Lembre-se de que é natural a temperatura abaixar durante o sono, porém temperaturas abaixo de 36°C são um sinal de hipotermia.

Aos cinco meses de vida, inicia aquela fase de jogar objetos no chão, demonstra insatisfação quando os pais estão longe e presta atenção em qualquer tipo de detalhe. Por estar chorando mais do que o normal, poderá mamar mais vezes para se acalmar.

Se o bebê estiver com um comportamento irritado, agitado (chamamos de “fussy” em inglês), empurrando o peito, gritando, chorando ou dormindo no peito, você pode oferecer o outro lado. Se esse comportamento persistir, em todas as mamadas e ao oferecer os dois lados, procure ajuda.

O que é a cólica em bebês
Quando sente o desconforto, o bebê pode chorar ao ponto de ficar com o rosto vermelho e as perninhas encolhidas. Ele literalmente parece inconsolável e deixa os pais inconsoláveis também. A cólica típica se manifesta como um ataque de choro forte, agudo, estridente e crescente.

É um período agitado pelo qual praticamente todos os bebês passam, que geralmente acontece no mesmo horário todos os dias, entre 17h e 0h. A hora da bruxa no bebê costuma começar entre sua 2ª e 3ª semana de vida, atinge seu pico por volta da 6ª semana e diminui a partir dos 3 meses de vida.

A crise dos três meses é um período durante o qual os bebês passam por mudanças significativas, geralmente entre as idades de 8 e 12 semanas.

Como o próprio nome indica, trata-se de uma etapa de intenso desenvolvimento cognitivo que se manifesta por volta do quarto mês da criança. E, embora não ocorra com data e hora marcada, essa fase costuma trazer mudanças significativas para a vida do bebê e, por consequência, de toda a família.

É normal um bebê de 2 meses “escolher” um lado para manter a cabeça? — Sim, é muito comum bebês manterem uma posição preferencial. O grande problema é que, se for muito recorrente, a cabecinha pode se “ajeitar” nessa posição, fazendo com que os ossos do crânio ganhem uma conformação diferente.

Irritação, choro e hiperatividade de braços e pernas tendem a indicar que o bebê está sentindo algum tipo de dor. Outros sinais relevantes são quando o bebê para de movimentar algum membro ou evitam permanecer em determinadas posições.

Cólicas geralmente aparecem no primeiro mês de vida, alcançam o pico em aproximadamente 6 semanas de idade e cessam, de maneira segura e espontânea, aos 3 a 4 meses. Paroxismos de choro e agitação geralmente ocorrem tanto durante o dia como à noite e continuam por horas sem nenhuma razão aparente.

Pés e mãos gelados não significam, necessariamente, que o bebê esteja com frio. Diante da imaturidade dos seus órgãos e da sensibilidade da pele, a temperatura pode ser apenas uma questão de circulação.

Vestir o bebê para dormir é uma tarefa importante para garantir que ele esteja confortável e seguro durante a noite. O ideal é que o bebê use roupas adequadas à temperatura do quarto, pois usar roupas muito quentes ou muito leves pode comprometer a saúde e bem-estar do bebê.

Criar uma base mais quente no berço para deitar o bebê antes de dormir também é uma ótima opção, como talvez um lençol de plush que aquece a base do berço ou até aquecer um pouquinho antes com o secador de cabelo, mas sempre se certificando que não esteja muito quente, é uma ótima medida para deixá-los confortáveis.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.

Crise dos 8 meses
Essa crise é a que dura mais tempo, cerca de 3 a 4 semanas e acontece porque o bebê passa a ser separado da mãe mais vezes e, na cabeça dele, entende que ela não vai voltar, levando a sensação de abandono.

Entre 6-10 semanas, o bebê começa a dirigir o olhar mais intencionalmente, olhando diretamente para seus pais ou cuidadores e sustentando o olhar com os olhos bem abertos.