Quando o bebê começa a beber água?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

SEIS MESES

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

Além disso, dar água para o bebê com menos de 6 meses que tem aleitamento exclusivo, pode aumentar o risco de diarreias ou vômitos.

Sinais Desidratação nos Bebés:

  1. Mucosa labial seca;
  2. Língua esbranquiçada;
  3. Olheiras;
  4. Fontanela deprimida;
  5. Diminuição da quantidade de urina;
  6. Sonolência aumentada (fora do horário habitual das sestas).

“Para se sentar, o bebê deve passar primeiro pela fase de sustentar a cabeça, que deve ocorrer até os 3 meses. A partir do 4º mês, é preciso adquirir a capacidade de rolar lateralmente. Com 6 meses, o bebê deve conseguir aprender a rolar e a se sentar com apoio.

Não se deve dar água a bebês com menos de 6 meses. Bebês maiores podem precisar de água em certas situações, como no calor, por exemplo. Pergunte a(o) seu/sua médico(a) se tiver dúvidas. P: Devo colocar mais algum produto na mamadeira além de leite materno ou fórmula?

Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8 kg e a média de comprimento está em torno de 60 cm; as menininhas, 5.3 kg e 59 cm, respectivamente.

Alguns especialistas permitem que as mamães iniciem a introdução alimentar com vegetais amassados no horário de almoço ao invés das frutinhas, seguindo a mesma ideia de oferecer um vegetal de cada vez, começando pelos mais molinhos como batata, mandioca, batata doce, cenoura.

6 meses

A orientação mais recente da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a introdução alimentar seja iniciada por volta dos 6 meses.

Uma criança alimentada exclusivamente por leite materno não necessita de água e isso porque o leite materno já contém água e pode satisfazer plenamente as necessidades de hidratação do bebê. A maioria dos pediatras orienta que até os seis meses de vida não deve ser oferecida água ao bebê ou qualquer outro líquido.

Dar água para o bebê antes dos seis meses pode causar diarreia e má nutrição. Oferecer água para o bebê antes dos seis meses de vida pode causar sérios problemas de saúde nos pequenos. Dar água para o bebê antes dos seis meses de vida pode causar diarreia e/ou má nutrição nos bebês.

O cálculo varia de acordo com o peso do seu filho e o indicado é de aproximadamente 100ml de água por quilo da criança. “A quantidade de água média por dia gira em torno de 800 ml”, afirma a pediatra.

Bebês a partir de 7 meses de vida já podem começar a beber água. A oferta de água ocorre simultaneamente com a introdução alimentar. Isso porque ao começar a ingerir certos alimentos, o bebê passa a sentir mais sede.

Mesmo nos dias quentes não é preciso oferecer água, basta amamentar com maior frequência e a hidratação está garantida. Como saber se o meu bebê está bem hidratado? Basta olhar as fraldas. Quanto mais xixi ele fizer, sem odor, com coloração clara, mais hidratado ele está.

Água Mineral é a melhor opção
Por conter nutrientes como os minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, a água mineral é sem dúvidas a melhor opção para hidratar um bebê.

Até que o bebê tenha pelo menos 6 meses de idade, somente dê leite materno para ele. E mesmo com o início da introdução alimentar, siga amamentando. E lembre-se que o bebê não pode comer papinha aos 3 meses.

A partir dos 3 meses de vida, a glândula parótida, que produz a saliva, começa a operar a pleno VAPOR. Só que o bebê ainda não sabe que deve engolir a saliva em excesso. Para complicar, ainda não controla totalmente os músculos do rosto que precisaria usar.