Quando o avião decola dá frio na barriga?

Perguntado por: emonteiro7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

É perfeitamente normal sentir aquele frio na barriga quando o avião decola ou ficar se perguntando como uma estrutura daquele tamanho consegue subir ao céu. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) revelou que 40% dos brasileiros que voam de avião ainda sentem medo.

Em viagens mais longas de avião, a pressurização e a baixa umidade no ar da cabine são os vilões que podem causar muitos incômodos, como ressecamento da pele, boca, olhos, garganta e nariz; criar gases, causar inchaços nas mãos, pernas e pés; mudar o sabor de um alimento e, até, despertar uma dor de ouvido ou uma ...

Por mais severa que seja a situação, uma turbulência não costuma ultrapassar 15 minutos. Então, é importante lembrar porque tem turbulência no avião para conseguir manter a calma durante esse período.

Doenças cardiovasculares
Infarto complicado: aguardar seis semanas. Angina instável: não deve voar. Insuficiência cardíaca grave e descompensada: não deve voar. Insuficiência cardíaca moderada: verificar com o médico se há necessidade de utilização de oxigênio durante o vôo.

Apenas um em cada dez acidentes aéreos não tem sobreviventes. Nos demais, a chance de um passageiro sair vivo é de mais de 70%.

Nesses momentos de medo e ansiedade, o frio na barriga é consequência de uma reação de estresse. O corpo todo está sob alerta e há uma rápida liberação de adrenalina.

Na maioria dos casos, um médico está a bordo e poderá ajudar no socorro. O médico ou profissional que vá ajudar poderá prestar os primeiros socorros e informar o que está acontecendo com mais clareza. Quem vai decidir por alterar a rota ou realizar um pouso de emergência, por exemplo, é o piloto.

Basta pedir aos comissários de bordo um pouco de água quente e lencinhos. Molhe eles na água e coloque sobre os ouvidos. Se tiver dúvidas pode pedir ajuda a um dos comissários, pois esse é um pedido bem comum e muitos deles sabem os locais corretos de colocar a compressa e a ajudar a aliviar o desconforto das dores.

Usar compressa quente
Fazer compressa quente no ouvido por cerca de dez minutos costuma aliviar muito a dor causada pela pressão. Por mais estranho que isso possa parecer, é possível solicitar água morna e um paninho ou lenço para os comissários de bordo. Acredite, eles estão acostumados a receberem esse pedido!

Nesse momento podem surgir sintomas de isquemia cardíaca como palpitações, intensa falta de ar e dor no peito (angina). A baixa pressão atmosférica dentro das cabines provoca uma expansão dos gases de até 30%. Todas as nossas cavidades ocas se expandem. Por isso, sentimos o ouvido entupido durante as viagens.

Durante o voo
Devido à pressão, o oxigênio se torna mais rarefeito e, por isso, o gás se torna menos presente na nossa corrente sanguínea. Durante esse período, tendemos a nos sentir mais cansados e com sono.

Os assentos na parte de trás do avião são, definitivamente, os piores lugares do avião. Por estar longe das asas, esta área é muito suscetível a turbulências. Além disso, alguns aviões têm motores traseiros que geram muito barulho durante a viagem.

Existe um lugarzinho para você onde as turbulências serão menos perceptíveis, e esse lugar é no meio do avião, quanto mais próximo às asas, mais tranquilo será o seu voo! Isso porque as asas do avião ficam localizadas justamente no meio, oferecendo um pouco mais de estabilidade.

Os controladores checam seus radares e verificam se os desvios podem ser realizados, dado que podem haver outros aviões em sentido contrário, por exemplo, e autorizam os desvios: “LATAM 1234, desvios autorizados”. Já ouvi muito também que os pilotos reduzem a velocidade para a chamada velocidade de penetração.

Dias antes do voo optar por atividades tranquilas e relaxantes, evitar uso de álcool e drogas, dormir bem e bastante. Chegar cedo ao aeroporto, lembre-se que medo de avião é um transtorno de ansiedade, quanto mais stress pior, evite atrasos.

Um dos meios de transporte mais seguros
O avião é um dos meios de transportes mais seguros do mundo, pois a chance de um acidente com mortes de avião é de 1 em 8 milhões. Porém, mesmo com essa estatística muitas pessoas ainda sim ficam com medo.

Pressão atmosférica na cabine
A pressão atmosférica a bordo é mantida em um nível semelhante à altitude de 5.000 a 8.000 pés (1.524–2.438 m). Isso não terá nenhum impacto considerável nos passageiros com condições de saúde normal.

R$ 21.929,17

A média salarial do Piloto de Avião brasileiro é de R$ 21.929,17, ou 18,09 salários mínimos atuais. A pesquisa considera todos os registros oficiais, o que inclui servidores públicos, profissionais que atuam em entidades não governamentais e trabalhadores registrados sobre a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

A descida de um avião é o momento mais perigoso
Enquanto isso, o copiloto realiza os ajustes no computador. Neste momento as nuvens provocam turbulência e, além disso, o piloto deve estar atento a pássaros, outros aviões e demais problemas que podem acontecer durante a chegada ao solo.

No topo deste ano está a Qantas, que foi nomeada a companhia aérea mais segura para 2023. Ela substitui a vencedora do ano passado, a Air New Zealand.