Quando o autor usa outro nome?

Perguntado por: npacheco2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os pseudônimos ocorrem quando escritores criam nomes diferentes para assinar seus trabalhos. Carlos Drummond de Andrade, no início da carreira, escolheu o nome Antônio Crispim.

1. [ Literatura ] Criação ou uso de nomes e personagens por um autor para assinar obras suas com estilos literários diferentes. 2. [ Literatura ] Conjunto dos heterónimos de um escritor.

Heterónimo (e não "hetenónimo") é «personalidade criada por um escritor, com mundividência e carácter próprios». Alberto Caeiro é um dos heterónimos de Fernando Pessoa. Ortónimo é o nome real, verdadeiro, por exemplo desse escritor (o ortónimo de Alberto Caeiro é Fernando Pessoa).

Pseudônimos são nomes adotados por autores para assinar obras sem utilizar seus nomes civis. São utilizados, normalmente, para preservar a identidade do escritor, seja por charme ou necessidade. Além disso, esse recurso não é exclusividade do mercado editorial.

A heteronímia é o estudo de autores que publicam obra com nome alheio, como se sua obra não lhe pertencesse, e sim pertencesse a esse outro "autor". É a análise das características próprias (biografia, estilo etc.) de cada "autor".

Existe uma solução: O pseudônimo. Por meio de um pseudônimo você consegue publicar o seu livro sem associar o seu verdadeiro nome a ele. Muitos autores usam pseudônimos.

Se não houvesse proteção, qualquer um poderia assinar o pseudônimo famoso e o seu criador perderia a credibilidade. Então é essencial que se faça o registro, ainda mais em casos assim, onde a vida de alguém está em jogo. A lei ainda prevê que quem opta por usar um pseudônimo tenha privacidade e sigilo garantidos.

O direito de utilizar um pseudônimo não é absoluto, pois não é protegido se utilizado para atividades ilícitas, como difamar, injuriar, discriminar ou causar danos. Um pseudônimo é definido como um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal.

Antes de Fernando Pessoa, o caso mais célebre de heteronímia foi o do escocês James Macpherson, autor dos Cantos de Ossian. Outros autores que usaram o recurso da heteronímia: Brian O'Nolan, Kent Johnson, Romain Gary, Soren Kierkegaard, Daniel Handler e Stephen King, que criou o heterônimo Richard Bachman.

O que é Heteronomia:
Heteronomia significa dependência, submissão, obediência. É um sistema de ética segundo o qual as normas de conduta provêm de fora.

Se a autonomia significa relação de troca equilibrada entre as partes, a heteronomia, ao contrário, significa relação de desequilíbrio ou de abuso de uma parte em relação às outras.

Os principais heterônimos de Pessoa são: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares. Alberto Caeiro é um adepto do paganismo e do sensacionismo (valorização das sensações).

[ Literatura ] Nome e personagem inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes (ex.: o escritor Fernando Pessoa criou dezenas de heterónimos , mas os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis).

Os heterônimos mais conhecidos de Pessoa são: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

Os Heterônimos de Fernando Pessoa são personalidades criadas por ele próprio e que assinam cada qual as suas obras. Para tanto, esses escritores têm biografia e estilo particular.

4 sinônimos de pseudônimo para 1 sentido da palavra pseudônimo: Nome falso adotado por autores: 1 alônimo, criptônimo, heterônimo, onomatópose.