Quando o ascendente passa a dominar?

Perguntado por: tmoreira2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

A ideia de que o ascendente predomina após os 30 anos se tornou um “conhecimento geral” na astrologia, mas não é bem assim. Apesar de ter um fundo de verdade, não é certo pensar que o seu signo ascendente passa a ter mais força do que o seu signo solar a partir dos 30 anos.

"Quando o Sol nasce, o Ascendente é igual ao signo solar. Então, se você nasceu com Sol em Touro no nascer do sol, seu Ascendente é Touro. Depois disso, ele muda para o signo seguinte a cada duas horas. Então, se o Sol nasceu às 6h e você nasceu às 8h30 com Sol em Touro, o seu Ascendente é Gêmeos", explica o astrólogo.

A posição do Ascendente dá uma volta completa no zodíaco a cada 24 horas. Por isso, ele muda de um signo para outro mais ou menos a cada 2 horas (cerca de 1 grau a cada 4 minutos) em especial para as cidades próximas ao Equador da Terra.

Escorpião. Se o seu ascendente é Escorpião, você pode parecer misterioso, quieto e sedutor. Os escorpianos têm a reputação de ser o signo mais sexual do zodíaco, então sua sensualidade inerente pode intimidar os outros quando eles o conhecerem.

O ascendente é a “máscara social” que uma pessoa usa para se mostrar ao mundo. É por isso que o posicionamento revela, por exemplo, as formas de se vestir e se expressar de alguém, já que isso ajuda a construir a impressão que você passa ao conhecer e conversar com outras pessoas.

"Sol é o signo mais popular e diz muito sobre quem somos, mas o Ascendente é igualmente importante, e acontece muitas vezes de nos identificarmos bastante com as necessidades de externalizar para o mundo as características do nosso Ascendente", explica a astróloga Naiara Tomayno.

Os Ascendentes do Elemento TERRA (Touro, Virgem, Capricórnio) podem ter um aspecto mais natural e discreto. O traço típico são rostos muito quadrados ou rectangulares, com os maxilares bem vincados. Têm normalmente um corpo físico mais moreno, seco, rígido e uma postura estática.

Seu signo ascendente revela a maneira que chega a um lugar, como começa coisas novas na vida e a primeira impressão que as pessoas têm de você. Também indica como você deseja ser visto pelos outros, seu jeito de se vestir, sua constituição física e até a sua profissão.

Ou seja, o Ascendente é o signo do “eu” e o Descendente revela o que você busca em outras pessoas. O Ascendente e o Descendente funcionam em termos de complementação e projeção. Ou seja, você busca em outra pessoa aquilo que acredita que te falta.

As características do signo ascendente costumam ser a primeira coisa que as outras pessoas notam na gente, a primeira impressão que as pessoas têm da gente. Também indica como você deseja ser visto pelas outras pessoas, seu jeito de se vestir, sua constituição física e até a sua profissão.

Esclareça de vez essa polêmica astrológica
Na realidade, essa crença não é verdadeira. Afinal, signo solar e signo ascendente são coisas completamente diferentes. Um não pode suplantar o outro. Tanto é que na hora de ver o Horóscopo do Dia (veja aqui!), você deve olhar tanto o signo solar quanto o ascendente.

Não, o seu mapa astral de nascimento não muda com o passar do tempo, uma vez que o posicionamento dos astros no céu no momento que você veio ao mundo sempre será o mesmo. Por isso, seu signo, ou melhor, signos não podem mudar, porque o mapa astral não tem data de validade.

O que é Inferno Astral? É importante saber que o Inferno Astral compreende o período de 30 dias antes da data do aniversário de qualquer pessoa. Para muitos, esse momento é considerado um dos mais conturbados e complicados do ano, uma época marcada por imprevistos e acontecimentos, geralmente, desagradáveis.

Por quê? Porque cada signo é subdividido em três partes, os chamados decanatos. O decanato de cada pessoa depende do dia em que nasceu. Em geral, quem nasceu nos primeiros 10 dias que o Sol entra no signo pertence ao primeiro decanato.