Quando o aluno não tem atenção?

Perguntado por: soliveira . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Ausencia familiar. Aulas pouco estimulantes. Transtornos de aprendizagem. Transtorno do déficit de atenção.

Quando o aluno apresenta dificuldades em concentrar, não para sentado, tem dificuldades em lidar com horários, inquietação, pessimismo, sempre desvia o olhar onde há movimentos, está sempre sabendo de tudo que acontece na sala, entende-se que a mesma tem capacidades cognitiva e linguística, mas necessita de algo a mais ...

Discernir se é cansaço, falta de interesse ou dificuldade de aprendizado é uma missão do professor e do corpo pedagógico. Esses são alguns dos principais sinais de desinteresse dos alunos. Esse comportamento leva a um baixo rendimento que pode ser um indicativo de dificuldade de aprendizado.

A falta de concentração pode estar associada a perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção, sendo esta uma patologia em que a criança apresenta impulsividade e falta de atenção para tarefas comuns como ver televisão, realizar trabalhos de escola ou jogar um jogo de tabuleiro.

A desatenção, juntamente com outros sintomas, podem indicar TDAH e merece atenção. O transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico relativamente comum na população, o qual afeta cerca de 3 a 5% das crianças.

3- Disperso
Se você tem essa característica como perfil de aluno, provavelmente você seja alguém criativo. Portanto, é preciso saber dominar essa habilidade e ganhar mais concentração. Para isso, uma boa estratégia pode ser realizar trabalhos manuais ou até mesmo aprender a tocar algum instrumento.

Crianças e jovens com TDAH costumam ter muita dificuldade de atenção e concentração. O professor começa a falar e a distração logo vem, o aluno “viaja” nos pensamentos. Também são comuns a hiperatividade e impulsividade, dificultando a aprendizagem e a conclusão de tarefas.

Apenas aponte para o aluno que está disperso e mostre como ele atrapalha o desempenho da aula e dos colegas. Transitar entre as classes também ajuda a melhorar o atenção do seu aluno pois você se aproxima dele deixando tudo muito mais pessoal e menos formal.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

Problemas pessoais e emocionais podem produzir efeitos como a desatenção excessiva. Todas as exigências e responsabilidades da fase adulta, problemas como o desemprego repentino, morte de pessoas queridas, preocupação com decisões a serem tomadas, separação conjugal e outros fatores podem resultar na falta de atenção.

As causas variam entre estresse, tensão, depressão, fadiga e podem ser também originárias da infância.

Pouca paciência para estudar e fazer os deveres, agitação, inquietude e uma capacidade incrível de fazer milhões de coisas ao mesmo tempo. E quase nenhuma delas associada à aula. Estas são algumas características de alunos que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, conhecido como TDAH.

O déficit de atenção é caracterizado basicamente pela incapacidade que tem uma pessoa de manter sua concentração em atividades triviais do cotidiano, e também pela ocorrência frequente de ações hiperativas ou compulsivas.

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

Confira abaixo algumas dicas:

  1. Faça uma coisa de cada vez. ...
  2. Faça pausas. ...
  3. Incentive a leitura. ...
  4. Treine a concentração: 10 minutos por dia são suficientes. ...
  5. Não peça muito ou pouco da criança. ...
  6. Elogie e incentive. ...
  7. Crie uma rotina para a sala de aula. ...
  8. Crie tarefas desafiadoras.

Basicamente, o TDAH é um transtorno neurobiológico que tem como principais características falta de atenção, agitação e impulsividade. Surge na infância e em muitos casos acompanha o indivíduo na vida adulta.

Muitas são as causas desse desinteresse que se faz tanto pessoal como institucional: desorganização familiar, o meio social e baixas condições financeiras, a forma como a instituição escolar trata seus alunos, os profissionais e suas metodologias, como também a falta de interesse pessoal.

Quais são os sinais das dificuldades de aprendizagem?

  • Demora incomum para começar a falar;
  • Falta de coordenação motora;
  • Dificuldade na hora de rimar palavras ou formar frases com sentido;
  • Dificuldade na memorização do nome das letras, números, formas geométricas e cores.

Dificuldade para dominar o sentido dos números – sinal característico da discalculia; Desatenção nas interações com colegas e familiares – no TDAH, por exemplo, é que a criança não consegue prestar atenção e focar naquilo que é dito a ela, nem cumprir tarefas simples que a ela são solicitadas.

Saiba como identificar as dificuldades de aprendizagem nos alunos

  1. Observar o comportamento do aluno durante a aula. Verifique atentamente o comportamento da turma e, se possível, em quais disciplinas ela demonstra mais dificuldade. ...
  2. Verificar o desempenho nas atividades e provas. ...
  3. Analisar a escrita e a leitura do estudante.