Quando o aluno não escreve na linha?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Algumas crianças não conseguem acompanhar o ritmo esperado e apresentam problemas na escrita. A disgrafia é quando essa habilidade de escrever é afetada e interfere nos demais processos, como a ortografia, espaçamento entre as palavras, tamanho da caligrafia e até a chamada “letra feia”.

Traçado incorreto da letra, lentidão, alteração no espaço, sujeira e falta de clareza na escrita, inteligibilidade são alguns sinais da disortografia. Muitas pessoas também se queixam de dores nas mãos ou nos braços, pois fazem força para escrever.

Quando a letra é ilegível e/ou a criança escreve muito devagar por uma questão motora, falamos em disgrafia. Muitas pessoas acham que se trata de 'letra feia', mas não é: se a letra for feia, mas legível, e a criança escrever rápido, tudo bem, é uma característica.

Na disgrafia, os sintomas são muito relacionados ao ato motor: traços muito grossos ou finos, pequenos ou grandes, letras separadas ou ilegíveis, dificuldade em usar lápis ou caneta, letras trêmulas, borrões e desorganização geral no papel são alguns dos sinais.

Pode ser que ela tenha um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a qual, mesmo sem Hiperatividade, pode levar a problemas de atenção e falta de persistência motora, resultando em escrita com pouca atenção aos detalhes, perda de letras, “encavalamento” de palavras, disortografia, frases incompletas, ...

Diagnóstico

  1. Leitura de palavras incorreta, ou lenta e esforçada.
  2. Dificuldade em compreender o significado do que é lido.
  3. Dificuldades na ortografia.
  4. Dificuldades na expressão escrita.
  5. Dificuldades em dominar o sentido de número, os factos numéricos e o cálculo mental.
  6. Dificuldades no raciocínio matemático.

Disgrafia é um transtorno específico de aprendizagem que prejudica a expressão escrita e as habilidades motoras finas, provocado por um distúrbio neurológico associado à dificuldade para redigir letras e palavras.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

A dislexia ou Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na leitura, é caracterizada pela dificuldades em ler, interpretar e escrever. Essa persistente comprometimento é relacionado a decodificar, ler isoladamente as palavras e relaciona-las.

Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.

A dislexia interfere no aprendizado da leitura, a discalculia gera dificuldades com números, e a disortografia causa problemas com a escrita.

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O cérebro, por razões ainda não muito bem esclarecidas, tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às sílabas formadas.

A letra do disgráfico é considerada como letra feia, por apresentar características como letras e/ou palavras muito grandes ou pequenas, escrita lenta, uso incorreto de letras maiúsculas e minúsculas, espaçamento inconsistente, alinhamento incorreto, comprometendo assim ao compreensão leitora.

Existem três tipos de dislexia:

  1. Dislexia visual. Como o próprio nome diz, na dislexia visual, o indivíduo tem dificuldade em visualizar corretamente as palavras e reconhecer o lado correto das letras e números, o chamado espelhamento. ...
  2. Dislexia auditiva. ...
  3. Dislexia mista.