Quando o aluno ler mas não sabe escrever?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 2 de maio de 2023
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A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais.

A disgrafia e a disortografia são transtornos de escrita. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais — DSM-V — existem três transtornos de aprendizagem que prejudicam a leitura, as habilidades matemáticas e a escrita, respectivamente: dislexia, discalculia e disortografia.

A disortografia, segundo Renata, pode acontecer de forma isolada ou vir acompanhando a dislexia. “Todos os que possuem dislexia possuem também disortografia.” Segundo a especialista, o tratamento da disortografia é feito, em um primeiro momento, com um fonoaudiólogo e, depois, com um psicopedagogo.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

Existem diversas características na escrita de uma criança disléxica, como: escrever letra por letra, confundindo a ordem das letras, omite palavras pequenas, tem dificuldade em lembrar as formas das letras, dificuldade em copiar e reescrever, confusão entre direita e esquerda, acima e abaixo.

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, a dislexia está presente entre 5% e 17% da população mundial, podendo afetar a área visual e auditiva.

Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.

Além disso, problema de memorização ocorre em ambos os casos, mas de formas diferentes. No TDAH, a criança pode não conseguir memorizar acontecimentos espaciais, isto é, não verbais; já na dislexia, o obstáculo envolve atividades verbais (letras, palavras e números) e está também relacionado com dificuldade de leitura.

O distúrbio de leitura e escrita é caracterizado pela dificuldade na aquisição e/ou desenvolvimento da linguagem escrita. Geralmente são crianças que apresentam déficits tanto na decodificação fonológica quanto de compreensão da linguagem oral e/ou escrita.

Portanto, pessoas com essa condição têm dificuldade para nomear as letras, por exemplo, referindo-se ao b como d ou vice-versa. Além disso, elas podem ter dificuldade para selecionar o fonema apropriado, utilizando um fonema que tem um som similar (Vera / fera; inimigo / iminigo).

A dislexia do desenvolvimento, diferentemente da dislexia adquirida, pode ser observada desde os primeiros anos escolares. Constitui-se em um transtorno específico nas operações envolvidas no reconhecimento das palavras, afetando a fluência leitora e comprometendo a compreensão da leitura em graus variados.

Quais são os seus sintomas?

  1. Escrita lenta. Um dos principais sintomas da disgrafia é a lentidão para escrever. ...
  2. Dificuldade ao copiar palavras. ...
  3. Ortografia incorreta. ...
  4. Espaçamento inadequado. ...
  5. Falta de coordenação motora. ...
  6. Dificuldade para desenhar.

Dislexia: dificuldades para ler; Disgrafia: dificuldades para escrever; Discalculia: dificuldades com matemática.

Significado de Analfabeto: Pessoa que não sabe ler nem escrever. Exemplo do uso da palavra Analfabeto: A percentagem de analfabetos no mundo ...

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

Ela possui três graus de severidade: dislexia leve, moderada e severa. Assim, cada um determina o nível de dificuldade que o disléxico possui com a escrita e a leitura.

Como identificar
“A partir dos 2 anos e meio, as crianças que vão manifestar dislexia têm atraso no desenvolvimento da linguagem. Então demoram mais para falar as primeiras palavras, têm dificuldades em reproduzir alguns sons da língua e em lidar com os sons do idioma”, explica.

Teste de triagem de dislexia (DST) – este teste inclui uma série de perguntas escritas que avaliam a habilidade de leitura, escrita e soletração. Teste de triagem de leitura (LST) – este teste envolve a leitura em voz alta de uma série de frases e parágrafos que aumentam em dificuldade.

Você pode verificar se o seu filho sempre tem problemas para concluir a lição de casa. Isso pode acontecer por dois motivos: ele pode ter dificuldades para acompanhar a matéria ensinada na sala de aula e, por isso, não absorver o conteúdo e/ou ter problemas para se concentrar em casa na hora da lição.