Quando o aluno está Silabico?

Perguntado por: ajesus8 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

No nível silábico a criança estabelece que as partes sonoras semelhantes entre as palavras se exprimem por letras semelhantes. Ela começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas; para outras, permanece silábica.

A criança não diferencia letras de números. Demonstra que ainda não entende a escrita como representação gráfica da fala. Nesse momento, muitas crianças acreditam que, para escrever uma palavra, são necessárias pelo menos três letras (critério da quantidade mínima de caracteres).

O nível pré-silábico é o primeiro dos quatro níveis de escrita. Nele a criança inicia seu processo de distinção entre desenho e escrita. Nesse período, ela ainda não conhece direito o alfabeto, mas já percebe que a escrita representa o que ela diz, mesmo que ainda se expresse por meio de rabiscos e desenhos.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

Vamos analisá-lo: a estrutura silábica básica do português brasileiro se dá no padrão “CV”, ou seja, consoante seguido de uma vogal.

São elas:

  • PRÉ-SILÁBICO. Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. ...
  • SILÁBICO. Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. ...
  • SILÁBICO-ALFABÉTICO. ...
  • ALFABÉTICO.

Classificação das palavras quanto ao número de sílabas

  1. Monossílabas são as palavras formadas por uma única sílaba. Veja alguns exemplos:
  2. Dissílabas são as palavras formadas por duas sílabas. ...
  3. Trissílabas são as palavras formadas por três sílabas. ...
  4. Polissílabas são as palavras formadas por mais de três sílabas.

- Nível alfabético
Neste nível a criança estabelece correspondência entre fonema e grafema. Ela compreende que a sílaba pode ter uma, duas ou três letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Níveis do desenvolvimento da escrita e as contribuições de Emília...

  • Nível 1: hipótese pré-silábica.
  • Nível 2 : intermediário 1.
  • Nível 3 : hipótese silábica.
  • Nível 4: Hipótese Silábico-Alfabético ou Intermediário II.
  • Nível 5: Nível Alfabético.

Nível Alfabético
Este é o último nível das fases da alfabetização. Nele, é possível que a criança consiga reproduzir corretamente todos os fonemas das palavras. Agora ela já consegue compreender o valor das letras e o valor de cada sílaba. Nesse nível, eles distinguem letras e sílabas, palavras e frases.

B N A (BO NE CA) Nível silábico com valor sonoro: Ao escrever, a criança faz a relação da letra com seu fonema mais forte (no primeiro caso foram as vogais e no segundo, as duas primeiras sílabas as consoantes e na última sílaba a vogal), ou seja, cada letra utilizada corresponde a um fonema que compõe a sílaba.

Segundo NívelPré-silábico II – Diferenciado
O aluno já sabe que não se escreve com desenhos. Ele já usa letras ou, se não conhece nenhuma, usa algum tipo de sinal ou rabisco que lembre letras. Nesse nível o aluno ainda nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala.

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica. Vale ressaltar que, as estratégias usadas em cada estágio não são excludentes e podem existir ao mesmo tempo.

Para os alunos silábico-alfabéticos, você pode oferecer um banco com as palavras para completar a cruzadinha. O desafio é ler e encontrar as palavras que se encaixam na cruzadinha. As crianças adoram fazer cruzadinhas. Elas proporcionam muita reflexão sobre a escrita alfabética.

No nível silábico-alfabético, nas escritas das crianças é evidente um processo de transição. Verifica-se na escrita de Cauê (6 anos, 1º ano) que ele está começando a entender que as vezes é necessário mais de uma letra para formar uma sílaba e que cada uma delas tem um som.