Quando o aluno é silábico?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

No nível silábico a criança estabelece que as partes sonoras semelhantes entre as palavras se exprimem por letras semelhantes. Ela começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas; para outras, permanece silábica.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Nível silábico: correspondência e organização
O nível seguinte é o silábico, que marca a construção de formas de diferenciação e organização da escrita. Nessa fase, a criança apreende noções sobre as letras, sobre como usá-las e como organizá-las para que possa dizer algo.

Hipótese pré-silábica
Esses alunos ainda não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito. Sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita, de forma contínua. A escrita do aluno, nessa hipotese, pode ser grafada com letras, desenhos e outros símbolos.

Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

No estágio ortográfico, a criança começa a perceber as irregularidades presentes entre os grafemas e fonemas. Aprende que será preciso memorizar certas palavras para poder pronunciá-las e escrevê-las corretamente.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica.

- Nível alfabético
Neste nível a criança estabelece correspondência entre fonema e grafema. Ela compreende que a sílaba pode ter uma, duas ou três letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto.

– Silábica:
Nessa fase, a criança já começa a fazer as primeiras associações entre a escrita e a fala – mesmo errando algumas letras. Ela também pode ser dividida em dois níveis: o silábico sem valor sonoro e o silábico com valor sonoro.

B N A (BO NE CA) Nível silábico com valor sonoro: Ao escrever, a criança faz a relação da letra com seu fonema mais forte (no primeiro caso foram as vogais e no segundo, as duas primeiras sílabas as consoantes e na última sílaba a vogal), ou seja, cada letra utilizada corresponde a um fonema que compõe a sílaba.

Método silábico
No método silábico, os alunos aprendem as famílias silábicas, que são associadas a desenhos ou palavras-chave. Assim, aprende-se a família do “b”, do “c”, do “d” e assim sucessivamente. Ao usar esse método, os educadores partem de unidades pequenas para só então abordar unidades mais complexas.

Ao pronunciarmos uma palavra, falamos as sílabas, e não letra por letra de cada palavra. As palavras podem receber algumas classificações, e uma delas é de acordo com o número de sílabas. Veja: Monossílaba – palavra que possui uma única sílaba.

Formalmente, a criança inicia a etapa de alfabetização na 1ª série do ensino fundamental, com 6 a 7 anos de idade.

Para Frith (1985), a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita é um processo interativo e passa por três fases: logográfica, alfabética e ortográfica.