Quando o aluno é considerado desistente?

Perguntado por: oreal . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

É aquele aluno que não renovou sua matrícula para o novo período letivo, não efetuou o trancamento e ou ainda, aquele que abandonou o curso, de acordo com o período definido no Regimento da instituição, podendo a mesma cancelar sua matrícula, se assim estiver disciplinado.

Por outro lado temos a evasão escolar, quando um aluno esteja ele aprovado ou não, com o ano letivo concluído e não retorna à escola no ano seguinte. Ou seja, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos.

Conforme abordado anteriormente, os jovens que evadem a escola, em sua maioria, por razões econômicas ou familiares. Esses são fatores externos e que exigem uma abordagem ativa e direta dos gestores para evitar o abandono e a evasão.

Mas de forma resumida, a Evasão Escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas e abandona o ano letivo. Falando assim, nem dá para imaginar a proporção desse problema.

Nesse caso, “abandono” significa a situação em que o aluno desliga-se da escola, mas retorna no ano seguinte, enquanto na “evasão” o aluno sai da escola e não volta mais para o sistema escolar.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Diz-se de ou aquele que desiste ou desistiu. ETIMOLOGIA lat desistens.

Estudos feitos sobre o tema revelam que muitos fatores contribuem para o desinteresse dos alunos: como número excessivo de alunos nas salas de aula, falta de recursos pedagógicos ou tecnológicos que despertem o interesse dos alunos ou quando estes existem não são utilizados de forma correta pelo professor, fatores ...

Consequências da evasão escolar
Os estudantes que abandonam a escola costumam ter baixa autoestima, o que dificulta as suas relações pessoais e também profissionais. Entrar no mercado de trabalho torna-se mais difícil, além do que a qualidade dos serviços prestados é nivelada por baixo, tal como a sua remuneração.

Conforme o artigo 56º, do ECA “os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I – maus-tratos envolvendo seus alunos; II – reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III – elevados níveis de repetência.

Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência.

A legislação cita que a escola deve alertar o Conselho Tutelar quando o aluno se ausentar da escola por 15 dias, em vez de 25 dias como previsto anteriormente.

Segundo a Gestão Educacional da Secretaria de Educação, em situações de aulas presenciais o aluno é considerado evadido quando deixa de participar das atividades pelo período de 45 dias consecutivos. No caso específico da pandemia, a regra fica um pouco mais flexível.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo.

Mecanismo de suspensão da progressão regular no processo de escolarização de estudantes geralmente associado a rendimento (aproveitamento e ou frequência) insatisfatório ou situação de trancamento de matrícula.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DA EVASÃO ESCOLAR? A família tem sua parcela de responsabilidade, quanto devido à desestruturação familiar, a necessidade de complementação de renda, falta de recursos financeiros, que muitas famílias, hoje, necessitam de apoio, que acarreta a infrequência do aluno na escola.

Os principais motivos que contribuem para a evasão escolar são: escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter um adulto que leve o aluno até a escola, falta de interesse, qualidade do ensino, doenças, dificuldade do aluno, ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de ...

A Evasão Escolar é um dos grandes problemas da educação no Brasil. Mas a gestão escolar pode fazer muito para melhorar nesse ponto. Não importa o motivo: baixa qualidade de ensino, exclusão ou evasão escolar. Todos são sinônimos de falta de educação, o que leva qualquer sociedade ao declínio, em todas as áreas.

Veja como evitar a evasão escolar com 5 ações estratégicas

  1. Mapear a identidade da comunidade escolar. ...
  2. Identificar taxas de abandono. ...
  3. Aplicar uma avaliação institucional. ...
  4. Ter dados sobre o desempenho acadêmico e a frequência escolar.

9 sinônimos de desistente para 1 sentido da palavra desistente: Que desistiu de algo: 1 renunciante, abdicador, abdicante, abandonador, resignante, demissionário, demitente, desertor, cessante.