Quando o aluno é considerado alfabetizado?

Perguntado por: ugalvao6 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

Quem sabe escrever somente o nome não é considerado alfabetizado. De acordo com a Secretaria de Educação Fundamental do MEC, que orienta os professores e também os cursos de alfabetização de adultos, o conceito alfabetismo ou letramento é mais abrangente.

Consiste em garantir que o estudante consiga ler e compreender textos, em todo e qualquer nível de complexidade. Uma vez alfabetizado, é possível o indivíduo ampliar seu nível de leitura e de letramento, de forma a tornar-se um sujeito autônomo e consciente.

Dificuldades de aprendizagem
Existem muitas razões que levam um aluno a ter dificuldades para ler e escrever. São fatores que podem estar relacionados à família, à escola ou ao próprio aluno, como o histórico familiar de dificuldade de aprendizagem, as faltas constantes e os fatores socioeconômicos.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

Mas qualquer cidadão, com nível médio completo, pode se tornar um alfabetizador do programa. Ele deve cadastrar-se junto à prefeitura ou secretaria estadual de educação onde receberá formação adequada.

Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social.

A maioria esmagadora das crianças não descobre isso sozinho, precisa ser alfabetizada. Esse processo deve se dar no 1o ano escolar – que em alguns países ocorre aos 5, em outros aos 6 e em alguns aos 7 anos. Na maioria dos países a criança leva alguns meses para ser alfabetizada, no máximo um ano.

Art. 595. No contrato de prestação de serviço, quando qualquer das partes não souber ler, nem escrever, o instrumento poderá ser assinado a rogo e subscrito por duas testemunhas.

Em seu sentido etimológico, analfabeto (a[n]+alfabeto, sem alfabeto) designa qualquer pessoa que não conheça o alfabeto ou que não saiba ler e escrever, e analfabetismo, a condição de quem não conheça o alfabeto ou não saiba ler e escrever.

Antônimos de Alfabetizado:
iletrado desletrado iliterato iliterado analfabeto mais...

Passando agora a ser dessa maneira: Classe de alfabetização (CA) = 1º ano. 1ª série = 2º ano.

Como será a Alfabetização com a BNCC?

  1. 1 A alfabetização deve ocorrer em dois anos. ...
  2. 2 Quatro campos de atuação devem ser contemplados. ...
  3. 3 A Base propõe quatro práticas de linguagem. ...
  4. 4 Entra a consciência fonológica. ...
  5. 6 Professor deve planejar momentos para que os alunos reflitam sobre o sistema de escrita alfabética.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.

Logo, é importante ressaltar que alfabetização e letramento caminham juntos embora nem todo sujeito letrado precisa, necessariamente, ser alfabetizado. É difícil imaginar, no entanto, que alguém possa exercer tal condição em grau satisfatório (o mais alto deles) sem que antes tenha sido alfabetizado.

Use um projeto de alfabetização e letramento para avaliar seus alunos. Esta é uma forma lúdica de realizar a avaliação, sem jogar uma pressão em cima dos alunos. O projeto de alfabetização e letramento não carrega o peso de um teste, mas ajuda a identificar em que fase do desenvolvimento está cada aluno.

Quando as crianças em fase de alfabetização são solicitadas a ler textos sem saber o que está escrito e o ensino é pautado apenas na memorização das sílabas, de forma descontextualizada, elas acabam identificando as letras, mas não entendem as palavras.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  1. fluência de leitura em voz alta;
  2. quantidade de páginas lidas por semana;
  3. variedade das leituras escolhidas;
  4. compreensão de texto.