Quando o aluno é alfabético?

Perguntado por: ucaldeira6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
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Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

Hipótese pré-silábica
Esses alunos ainda não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito. Sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita, de forma contínua. A escrita do aluno, nessa hipotese, pode ser grafada com letras, desenhos e outros símbolos.

É considerado alfabetizado em nível elementar o indivíduo capaz de selecionar, em textos de extensão média, uma ou mais unidades de informação, observando certas condições e realizando pequenas inferências.

São elas:

  • PRÉ-SILÁBICO. Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. ...
  • SILÁBICO. Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. ...
  • SILÁBICO-ALFABÉTICO. ...
  • ALFABÉTICO.

Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Elas são ótimas para treinar, por exemplo, leitura em voz alta ou para corrigir/ exercitar ortografia, de forma mais direcionada. A partir do trabalho com frases, para o aluno alfabético, você também pode já formar pequenos textos.

O ensino do princípio alfabético começa com as vogais (a, e, i, o, u), pois o nome da letra é igual ao som que a letra emite quando é pronunciada. Portanto, deve-se trabalhar a escrita, o nome e o som da letra. – Além disso, é preciso trabalhar a representação visual da letra para que a criança a olhe e reconheça.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica. Vale ressaltar que, as estratégias usadas em cada estágio não são excludentes e podem existir ao mesmo tempo.

Nível pré-silábico
Neste nível, a criança não estabelece relações entre a escrita e a pronúncia. Nesta fase, ela expressa sua escrita através de desenhos, rabiscos e letras usadas aleatoriamente, sem repetição e com o critério de no mínimo três.

No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.

A escrita alfabética é um sistema um sistema notacional e não um código, pois ele envolve processos mentais complexos e não apenas memorização; Apreciação de sentidos e não apenas atividades mecânicas; consciência fonológica e não apenas prontidão; Leitura com significado e não apenas decodificação.

Hipótese de escrita silábica alfabética:
Já é possível compreender o que a criança escreve a partir dessa hipótese, apesar de haver letras que foram omitidas, pois existe uma correspondência mínima entre o falado e escrito, passando a fazer a segmentação, ou seja, separar a maioria das palavras ao longo da frase.

Portanto, é muito importante procurar aconselhamento profissional se apresentarem sinais de atrasos na fala, dificuldade em reconhecer letras e juntar o som para formar as palavras. Além disso, se na família da criança tiver um histórico de dificuldades de alfabetização, também pode ser necessário buscar apoio.

No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual do pequeno, a bastão é mais convidativa, mas, depois de estimulada, as crianças tendem a ir para a letra cursiva.

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

Algumas escolas possuem a perspectiva de ensinar a letra cursiva ( ) desde a Educação Infantil. Outras, optam pela letra minúscula de imprensa (abc). Outras instituições, ainda, escolhem a letra maiúscula de forma (ABC). Seja qual for a letra escolhida, sempre “dá treta”.