Quando o aluno conclui a graduação em Pedagogia?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Pedagogia é um curso de Licenciatura e, no modo normal, costuma ter duração que varia entre 3 e 4 anos. Alguns fatores podem reduzir o tempo do curso. Por exemplo, quando o aluno se matricula em mais disciplinas, adiantando algumas dos semestres seguintes.

A priori, o curso de Licenciatura em Pedagogia habilita a ministrar aulas na educação infantil e ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Portanto, se você faz, ou pretende fazer esse curso, saiba que este será o seu principal campo de trabalho.

Caso o interesse seja dar aulas no ensino superior, o requisito mínimo é uma pós-graduação lato sensu. Entretanto, as principais vagas são destinadas aos profissionais que possuem ao menos um mestrado.

A Pedagogia de Licenciatura ou Bacharelado é um curso voltado para estudar os processos de educação e aprendizado: métodos de ensino, gestão educacional, Psicopedagogia etc. No primeiro caso, o foco é habilitar professores para as escolas, enquanto o segundo busca o mercado da educação de maneira ampla.

A formação pedagógica é um curso feito pensando em quem já possui outros tipos de graduação, como bacharelado e curso tecnológicos, e desejam ter habilitação para dar aulas. Por isso, ele é voltado a educar o aluno a desenvolver habilidades de ensino que geralmente não são ensinadas nesses cursos mais específicos.

O curso de pedagogia com habilitação em bacharelado oferece os mesmos benefícios que o curso de licenciatura, mas vai mais além. O profissional que concluir esse curso estará habilitado a trabalhar no ensino infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

Licenciatura plena nada mais é do que um curso de graduação com titulação de Licenciatura. Assim, o profissional formado em Licenciatura está apto a lecionar para ensino fundamental, médio e profissionalizante sobre a área de conhecimento em que se formou.

Procure realizar cursos, fazer pós-graduações e outras atividades que possam aumentar ainda mais o seu conhecimento na área. Algo interessante é procurar em qual atividade específica do seu campo de atuação você mais se identifica para se especializar nela.

Sim. Embora a dúvida se licenciatura em pedagogia pode dar aula, o curso é um dos pré-requisitos para quem deseja dar aulas. Ele é destinado também para quem possui formação superior em qualquer área, mas que quer seguir carreira como professor.

O que vem depois da pós-graduação: confira as 7 diferentes possibilidades

  1. Conquistar nova pós-graduação.
  2. Iniciar um pós-doutorado.
  3. Requisitar o Adicional de Qualificação e/ou Retribuição por Titulação.
  4. Ocupar novos cargos.
  5. Buscar outras formas de capacitação.
  6. Realizar intercâmbios.
  7. Prestar concursos públicos.

Um pedagogo é um profissional que tem como principal objetivo estudar e aplicar técnicas e teorias relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem.

Sim, os pedagogos são habilitados para dar aulas normalmente. Porém, seu currículo de conhecimento abrange os anos iniciais de formação. Isso quer dizer que não é possível dar aulas de áreas específicas, como História ou Geografia para Ensino Fundamental e Médio. Nesse caso, é preciso ter formação nessas duas áreas.

Educação Escolar
Nessa área, os pedagogos trabalham em escolas, lecionando no ensino básico. Geralmente, o senso comum associa a profissão de pedagogo a esse ramo. No caso, é possível encontrar vagas em escolas públicas, particulares, entre outras.

Tomando como base a média dos salários de profissionais de educação de todo o Brasil, pode-se dizer que a área que dá mais dinheiro é a Direção Escolar. A média do piso salarial da categoria é de R$5.536,85, com o teto salarial chegando a R$16.021,58.

Devo fazer Pedagogia licenciatura ou bacharelado? A grande diferença entre os dois modelos é que só os licenciados podem ser professores. Já os bacharéis, encontram espaço nos cargos administrativos e de assessoria, mas não podem atuar em sala de aula. Aqui, as duas formações têm a mesma base.

Ou seja, o professor se habilita para dar aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, entre tantas outras disciplinas. Já o pedagogo, pode atuar tanto na escola, quanto em ambientes não escolares, como hospitais, empresas e institutos.

Não há diferença entre licenciatura e licenciatura plena, devido à extinção das licenciaturas curtas, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996. Todas as pessoas que se graduam nessa modalidade atualmente são plenos, mesmo que não esteja no diploma o termo impresso.

A Formação Pedagógica não deve entregar ao final de sua formação certificados, mas sim um diploma de formação de nível superior. O profissional que termina a Formação Pedagógica tem o mesmo peso profissional de quem fez licenciatura em período convencional.

· Lecionar em todos os anos do ensino médio; · Dar aulas em cursos profissionalizantes. Nesse aspecto, a complementação pedagógica oferece mais oportunidades de atuação como professor. Enquanto que a formação pedagógica em pedagogia limita o profissional a dar aulas apenas no ensino fundamental.