Quando Nossa Senhora Aparecida foi roubada?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

19 de agosto de 1978

No dia 19 de agosto de 1978, a imagem restaurada foi levada de volta ao Santuário Nacional de Aparecida em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, causando comoção nacional, onde um verdadeiro corredor humano, desde as ruas próximas ao MASP em São Paulo e passando pela Rodovia Presidente Dutra, acenava e agradecia a ...

Nessa terça-feira, 03, um homem foi flagrado quebrando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em uma praça de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ele foi localizado por uma equipe da Polícia Militar e conduzido à Central de Polícia Judiciária do município, onde foi liberado após assinar um termo circunstanciado.

4. Atentado contra a imagem. A imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba já foi quebrada em mais de 200 pedaços, isso porque um garoto de 19 anos que participava da missa na Basílica Histórica, se aproveitou de um apagão para quebrar, aos socos, o vidro onde estava a figura e roubá-la.

Porque a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra? Pesquisadores acreditam que a cor verdadeira da imagem não era negra, mas que ficar anos submersa na água fez com que ela ficasse escura.

Atualmente, a Santa está em exposição em um nicho de ouro no Santuário Nacional de Aparecida. O local é principal ponto de peregrinação no templo, que é o maior do país.

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que fica protegida no nicho dentro do Santuário Nacional de Aparecida (SP), recebeu um manto novo, que foi trocado após uma doação de uma família devota.

outubro de 1717

Afinal, você sabe o porquê ela foi considerada uma santa? Confira a seguir essa história que atravessa gerações. Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP).

Aparecida foi doada pela Princesa Isabel em 1868.

A imagem foi solenemente coroada – com a coroa que a Princesa Isabel doou – em 8 de setembro de 1904. A imagem passou a ser apresentada, então, com o manto azul anil, bordado com ouro e pedras preciosas.

Quebra da Imagem de Aparecida: um sinal de Deus para fortalecer a fé

A imagem foi encontrada no dia 17 de outubro de 1717. Por que, então, a festa da Padroeira do Brasil é comemorada no dia 12 de outubro?

História de Nossa Senhora Aparecida
Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves, apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então vinhas vazias, abundavam em peixes.

1717

O primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida é do ano de 1717, data em que a Santa foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba. Segundo testemunhos da época, dois pescadores que enfrentavam dificuldades para encontrar peixes no rio, mas após a descoberta da imagem conseguiram encher a rede de pesca.

Rio Paraíba do Sul

Local onde nas águas do Rio Paraíba do Sul a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, em 1717.

Nossa Senhora Aparecida é negra. A ela é atribuído o milagre da libertação do escravizado Zacarias, cujas correntes teriam se arrebentado enquanto ele suplicava o auxílio da santa.

O nome da santa ficou conhecido assim, no Brasil, porque a imagem apareceu para os pescadores. —Um dos pescadores, Felipe Pedroso, levou a santa para casa e colou o corpo e a cabeça com cera de abelha. Então, as pessoas começaram a frequentar a casa dele para adorar Nossa Senhora — acrescenta Zani.

A imagem era colorida
Manto azul com forro em vermelho vivo, pele clara, túnica esbranquiçada, com detalhes em amarelo. A imagem de Aparecida era assim quando foi produzida, provavelmente no século XVII, pelo Frei Agostinho de Jesus.