Quando neva na Toscana?

Perguntado por: ajordao7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A temporada de esqui nos Apeninos da Toscana começa no início de dezembro e termina na última semana de março. O pico da temporada começa tradicionalmente em 23 de dezembro até o final de fevereiro.

Monte Livata

Monte Livata
Este também é um destino considerado dos que mais neva na Itália. Está somente a cerca de 2 horas da capital, Roma, e pode até ser um destino de bate e volta para quem quer uma viagem rápida.

Cortina d'Ampezzo
Dolomitas, tão lindas que são patrimônio da UNESCO. Cortina d”Ampezzo é parada obrigatória para quem quer conhecer cidades com neve na Itália e já tem passagem garantida por Veneza.

O destino mais popular durante o inverno na Toscana são as montanhas de Abetone, próxima a fronteira com a Emilia Romagna. A temporada de esqui nos Apeninos da Toscana começa no início de dezembro e termina na última semana de março.

O clima tem mudado muito conforme o passar dos anos e por isso é bem difícil prever o que acontecerá, mas o comum é que neve cerca de 8 dias no inverno, que começa no 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março.

cidade de Montepulciano

Afinal, qual a cidade mais bonita da Toscana? Com tantas belas cidades, escolher a mais bonita de Toscana é uma tarefa bem difícil, mas, para nós, a cidade de Montepulciano está no topo da lista. Belíssima e cheia de história, ela une belezas naturais, vinhedos, ciprestes e antigas construções em estilo medieval.

O inverno na Toscana registra temperaturas baixas, claro, mas se comparada à outras cidades Europeias, não se trata de um frio tão rigoroso. As médias das temperatura durante o Inverno são: entre 1°C e 10°C em Janeiro, entre 3°C e 12°C em Fevereiro, entre 5°C e 15°C em Março.

Ao norte de Castiglione, o Cala Violina é uma linda praia no final de uma caminhada de 15 minutos ao longo de uma floresta. Castiglione della Pescaia há anos é escolhida como a melhor praia da Toscana e ainda, o Touring Club classificou como uma das melhores da Itália!

A Itália e seus microclimas
O norte da Itália, no entanto, durante o inverno possui temperaturas muito baixas sendo comum nevar nessa região, sobretudo em cidades como: Bolonha, Milão e Turim. Janeiro é o mês mais frio, e os termômetros variam muito de uma cidade para a outra.

Vale de Aosta

Vale de Aosta é a região mais fria da Itália, com uma temperatura média diária máxima de apenas 0 graus. O clima é predominantemente frio glacial e, nos meses de inverno, a coluna de mercúrio não chega nem mesmo à faixa positiva. Na estação fria, mesmo as temperaturas máximas estão bem abaixo de zero.

Estes dias são quase todos concentrados nos meses entre dezembro e fevereiro. A neve não é uma ocorrência rara nos meses de inverno, embora permaneça no solo somente por algumas horas.

dezembro

Os meses de inverno na Itália são dezembro, janeiro, fevereiro e março, sendo dezembro e janeiro, os meses mais frios.

Onde encontrar neve na Itália e aproveitar o inverno?

  • 1 – Monte Livata (Roma) O Monte Livata é o primeiro ponto turístico que entra na nossa lista de destinos especiais para ver neve na Itália. ...
  • 2 – Trentino-Alto Ádige (Trento) ...
  • 3 – Valle D'Aosta (Aosta) ...
  • 4 – Região da Toscana.

primavera

As melhor época para visitar a Itália é a primavera, entre abril e junho, ou o outono, entre setembro e outubro. Viajar nestes períodos permite que você explore as diversas regiões do país com temperaturas moderadas e menos turistas do que na alta temporada, durante o verão.

Florença: ótima opção para quem estará na Toscana por pouco tempo.
...
Cortona ou Chiusi:

  • melhor opção se você quer visitar a Umbria, fica bem pertinho.
  • ideal para quem quer curtir a paisagem e a natureza.
  • não é indicado para quem não quer alugar um carro, pois nessa área é necessário um carro para circular.

O tempo ideal para um roteiro básico na Toscana é de 7 dias. Mas como quase sempre o tempo é corrido na Europa, vamos sugerir um roteiro na Toscana de 5 dias. Apesar de corrido, esse roteiro permite que você tenha uma boa ideia da região, mas provavelmente você vai querer voltar para explorar melhor.

Monte Livata

Monte Livata é a estação mais próxima de Roma
É um dos principais destinos com neve perto de Roma, a 84 quilômetros da capital italiana. Com apenas 8 pistas, essa não é uma estação muito grande, mas acredite: o que não possui em tamanho, ela compensa em qualidade.

O período de neve do ano dura 1,1 mês, de 18 de dezembro a 22 de janeiro, com precipitação de neve média móvel de no mínimo 25 milímetros. O mês com mais neve em Turim é janeiro, com precipitação de neve média de 29 milímetros. O período com menos neve no ano dura 11 meses, de 22 de janeiro a 18 de dezembro.

A neve em Londres é rara, mas pode ocorrer em especial de dezembro a fevereiro.