Quando neva na Finlândia?

Perguntado por: uteixeira2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

As regiões ao norte da Finlândia em geral já estão cobertas pela neve no final de outubro, sendo que as regiões ao sul começam a ficar cobertas de neve entre dezembro e janeiro.

Nessa época as florestas da Lapônia ficam alaranjadas e ainda mais bonitas. Entre outubro e novembro deve cair a primeira neve. Essa primeira neve não costuma firmar – geralmente dura alguns dias e depois derrete.

O inverno é mesmo frio e, no verão, você verá a maioria dos finlandeses na praia ou tomando sol em algum parque. Os meses de junho a setembro, média costuma ser de 20°C. Já no inverno, Helsinque pode ter o clima médio de 0 graus, chegando a -8°C em dias mais frios.

Suécia. Último país nórdico entre os países mais frios da Europa, a Suécia não é uma nação de temperaturas extremas. A média anual é de 3.02°C e no inverno o termômetro pode chegar a -5°C, em circunstâncias normais.

A verdade é que a Irlanda já tinha se conformado a não ter neve (e a não ter sol), até que em 2010 o país foi tomado por uma avalanche. A neve era tanta, que Dublin parou.

Helsinque

Helsinque – Finlândia
A capital finlandesa é uma das cidades mais frias do mundo e já teve temperatura mínima registrada de 33°C negativos!

Elas podem ser vistas entre o final de setembro e começo do mês de abril — as melhores épocas são de outubro a novembro e de fevereiro a março. A região de Rovaniemi é um dos melhores locais na Finlândia onde pode-se ver a aurora boreal.

Rússia

Rússia está no topo da lista de países gelados
Com temperatura média anual em torno de -3.64°C, a Rússia é um dos países mais frios do mundo. Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.

Yakutsk

Capital da vasta região da Sibéria, Yakutsk é amplamente conhecida como a cidade mais fria do mundo. “Nenhum outro lugar na Terra regista esta temperatura extrema”, diz. Embora as temperaturas durante o breve Verão possam ultrapassar 29ºC, no Inverno caem abruptamente para os -40ºC.

Em geral, os dias são consideravelmente mais longos no verão e muito mais curtos no inverno do que na Europa Central, por exemplo. Mesmo em Helsinque, ao sul, um dia em junho dura cerca de 19 horas. Nos meses de inverno, no entanto, a Finlândia está muito longe do sol e não só faz frio como também escurece.

Podemos dizer que a melhor época para viajar para Finlândia e ver a aurora boreal é setembro, outubro, fevereiro e março.

A Finlândia não é apenas um dos lugares mais felizes do mundo para se viver, mas também um dos mais seguros. A taxa de criminalidade no país é extremamente baixa. A Finlândia também oferece muitas oportunidades de emprego para os expatriados, graças ao elevado salário médio e a outros benefícios laborais.

Antártida

Antártida
A Antártida não é necessariamente um país, mas apesar disso, é uma grande região localizada no sul do Globo Terrestre. Sendo esta considerada um dos lugares mais frios do planeta, onde se observa neve durante o ano inteiro.

1. Valdez (EUA) encabeça a lista de lugares que mais nevam no mundo. Para muitas pessoas, Valdez, no sul do Alasca, é a cidade que mais neva no mundo. Ao nível do mar, o destino portuário vê uma média de 8,25 metros de neve a cada ano, mas esse número é ainda maior na região do Passo Thompson, nas montanhas Chugach.

A Noruega é considerada um dos países mais lindos da Europa, com suas cidades milenares e suas belezas naturais que encantam qualquer turista. O país proporciona atividades a seus turistas ao longo de todo o ano, desde a agitação urbana de Oslo até a diversidade ártica de Svalbard.

Em 1977 houve rajadas de flocos de gelo, sem acúmulo, para Miami. Neste mesmo ano a região de Orlando e Tampa observaram acúmulo de neve, algo atípico para o estado da Flórida. Em 1993 também houve acúmulo de neve na região central da Flórida.