Quando nasce pelo no Suvaco?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Tanto os homens quanto as mulheres possuem pelos nas axilas. Eles começam a surgir com o aparecimento da puberdade, a qual costuma acontecer por volta dos 9 aos 12 anos de idade.

Embora a área de superfície seja pequena e seja necessário apenas algumas passadas da lâmina para depilar, lembre-se de que as axilas são sensíveis. Use gel de depilação para manter a umidade e ajudar a lâmina a deslizar mais facilmente sobre a pele, para proteger melhor contra irritação.

Região das axilas e área íntima é mais propensa a alergias e foliculite. A depilação da axila e da região íntima exige uma atenção especial. As duas áreas possuem uma pele sensível e suscetível a irritações devido ao atrito com a lâmina.

“O cabelo da axila tem uma fase de crescimento entre os três a quatro meses, depois entra na fase de decadência”, explica o médico, salientado que nesse período entra a fase de estagnação e, por isso, é muito raro o pelo ter mais do que seis centímetros.

É sobrancelha, buço, virilha e diversas outras partes que, vira e mexe, precisam de manutenção. A presença de pelos é completamente normal e serve como uma barreira de proteção para o corpo.

Eles podem ser classificados a partir destes 3:

  • Lanugem.
  • Velus.
  • Terminal.

Segundo a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, os pelos são responsáveis pela temperatura corporal, ajudam na barreira contra infecção por bactérias, fungos e age da secreção do suor e nosso feromônio. Porém, mesmo tendo todas essas funções e proteções, o ato de depilar é indiferente quanto a nossa saúde.

Tanto os homens quanto as mulheres possuem pelos nas axilas. Eles começam a surgir com o aparecimento da puberdade, a qual costuma acontecer por volta dos 9 aos 12 anos de idade.

Manter a região com os pelos raspados pode facilitar a higiene e evitar o mau cheiro.

Manter os pelos pode evitar exposição a fungos e bactérias
Apesar disso, atualmente, pode ser chocante ver que alguma delas não está depilada, especialmente em regiões íntimas. O que é esquecido muitas vezes é que os pelos têm função no corpo feminino.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

Essa é uma decisão muito pessoal. O que podemos afirmar é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, depilar não é condição necessária para uma boa higiene íntima, que nada tem a ver com a presença ou ausência de pelos. A lógica é a mesma da cabeça, conforme explica a dra.

Logo, pelos são uma proteção natural e eficaz do nosso corpo, e de maneira nenhuma devem ser relacionados com higiene – ou com a ausência dela.

De acordo com a dermatologista, essa afirmação não passa de um mito. Os pelos não nascem mais grossos quando são depilados com lâmina.

Afinal, como se depilar em casa sozinha?

  1. Escolha uma cera de qualidade. Escolher uma boa cera depilatória é o primeiro passo para obter sucesso no procedimento. ...
  2. Mantenha a temperatura adequada. ...
  3. Higienize a pele. ...
  4. Espalhe pouca quantidade de cera. ...
  5. Puxe a cera de modo correto. ...
  6. Utilize produtos pós-depilatórios.