Quando não usar o ponto de interrogação?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

O ponto de interrogação é um sinal usado na língua escrita para marcar a entonação feita em perguntas diretas. Em perguntas feitas de modo indireto, não há uso do ponto de interrogação. Quando o ponto de interrogação encerra uma oração, a palavra seguinte é iniciada com letra maiúscula.

O ponto de interrogação marca as perguntas escritas. É importante que, na hora de formular uma pergunta, seja colocada uma entonação na voz para indicar mesmo uma dúvida, um questionamento. Só assim o ouvinte pode entender que se trata de uma pergunta.

As frases interrogativas ocorrem quando o emissor faz uma pergunta na mensagem. Podem ser diretas ou indiretas. As interrogativas diretas devem ser sinalizadas com ponto de interrogação, enquanto as interrogativas indiretas levam ponto final.
...
Frases interrogativas

  • Aceita um café?
  • Escreveu o discurso?
  • O prazo terminou?

1) Indicar incerteza
A ideia é expressar dúvida sobre o que está sendo dito. Ex: eu usei o termo estacionário (?), mas penso que poderia usar uma palavra melhor naquele contexto.

O ponto de exclamação é um sinal usado para indicar entonação exclamativa, podendo variar entre tons de surpresa, alegria, raiva, dor, entre outros. Também é usado em interjeições ou em algumas orações imperativas.

O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.

(pelos quais) Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico. Exemplos: Estudei bastante ontem à noite.

Exemplo 1: Que bela noite de lua! Exemplo 2: José, você é lindo! Exemplo 3: O bolo está uma delícia! Exemplo 4: Que rodovia horrorosa!

1.3 Interrogação com reticências: as reticências são utilizadas após a interrogação quando a pergunta envolve dúvidas. Vale ressaltar que no caso da utilização simultânea da exclamação e interrogação, a ordem dos pontos é o que indica se uma frase é mais exclamativa [!?] ou mais interrogativa [?!].

Ponto de exclamação duplicado ou triplicado
O ponto de exclamação pode aparecer na frase de forma duplicada, até triplicada. Nesses casos, ele tem a pretensão de enfatizar e intensificar o sentido que está sendo impresso.

Terminam num ponto de interrogação se for uma interrogação direta e num ponto final se for uma interrogação indireta. Frase interrogativa afirmativa: Você ouviu o que eu disse? Frase interrogativa negativa: Você não ouviu o que eu disse?

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

A diferença fundamental é que bem é um advérbio, e bom, um adjectivo, o que faz com que desempenhem diferentes funções e, por conseguinte, apareçam em posições diferentes na frase. Bem é um advérbio e desempenha, sobretudo, a função sintáctica de modificador de grupos verbais ou grupos adjectivais.

As duas formas existem e estão corretas. A dúvida reside em quando se deve utilizar está e quando se deve utilizar estar. Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu).

«Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo. «Bom dia! Maria!» é uma frase exclamativa reforçada.

Diferença entre dois pontos e ponto e vírgula
Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Para indicar a omissão de um trecho no meio da citação, são utilizadas reticências entre parênteses.

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.