Quando não usar gelo?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 14 votos

O frio seria contraindicado em contraturas musculares, assim como em alguns tipos de lesões de tendão, pois o gelo diminui o aporte vascular. Outra contraindicação seria antes da prática esportiva, pois como altera a sensibilidade e melhora a dor, pode “mascarar” lesões.

Sendo assim, o gelo aplica-se quando alguma parte do corpo sofreu um trauma. Normalmente a região do corpo está com os seguintes sinais: dor, inchaço, vermelhidão e com temperatura mais elevada. Antes de aplicar o gelo sobre a região do trauma a pele deve estar limpa, ou seja, sem qualquer tipo de creme, pomada ou gel.

A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

Duração do tratamento: O tratamento com gelo deve ser feito durante a fase de inflamação aguda, o que geralmente dura de 48 a 72 horas.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

O gelo é um anti-inflamatório, mas existem outras duas funções importantes do gelo para o alívio de dores: o relaxamento muscular e a analgesia. Ao resfriar o local, a sensibilidade dos nervos é reduzida e o cérebro entende que houve diminuição das dores – e relaxa o músculo.

Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.

"O gelo é um potente anti-inflamatório, é vasoconstritor e analgésico. Quando em contato com a pele, seja através de água gelada ou recipiente com gelo mesmo, há uma redução dos poros imediata por contração. Em pacientes que têm a pele muito reativa e sensível há uma vasoconstrição, diminuindo a vermelhidão."

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

De acordo com a professora, as chamadas “dores do dia seguinte” também podem ser aliviadas com compressas frias. “Essas dores são causadas por microlesões fisiológicas nas fibras musculares, necessárias para a evolução muscular. O gelo é indicado para o processo de recuperação desse processo, sim.

Colocar gelo ajuda.
No entanto, colocar gelo no local ajuda a desinchar e facilita o processo de recuperação.

— Ela age de forma diferente da fria, aos invés de contrair os vasos, elas dilatam, aumentando o fluxo sanguíneo. Esse efeito acaba contendo o fluxo inflamatório.

Para realizar um tratamento de autocuidado para a ciática, você pode: Aplicar gelo e/ou compressas quentes. Primeiro, use compressas de gelo para reduzir a dor e o inchaço. Aplique compressas de gelo ou um saco de legumes congelados enrolados em uma toalha na área afetada.

Compressas de gelo por 30 minutos a cada hora no primeiro dia - e a cada três horas nos dias subseqüentes - também são recomendadas e, para evitar queimadura, você deve enrolar o gelo em um pano úmido.