Quando não se deve usar a crase?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Regras de quando NÃO usar crase

  • antes de palavras masculinas;
  • antes de verbos;
  • antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe);
  • antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).

Resposta: Só haverá crase diante do vocábulo “que” quando antes dele surgir a preposição “a” e o pronome demonstrativo “a(s)“, que poderá ser substituído por outro pronome demonstrativo (esta, essa, aquela). Veja este exemplo: – Sua camisa é idêntica à que comprei ontem.

Eu obedeço à professora.
Termo regido: a professora. Assim, a crase é a fusão da preposição “a” e do artigo definido feminino, singular ou plural (“a” ou “as”), daí se tem crase no singular ou crase no plural.

A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Por se tratar da fusão da preposição “a” com o artigo “a”, a crase somente deverá aparecer antes de palavras femininas. Se ainda assim você ficar em dúvida, basta substituir a palavra feminina por uma masculina.

Um exemplo: a palavra dor, que proveio de door, que, por sua vez, proveio de dolorem. Assim: dolorem > door > dor. As duas vogais idênticas e consecutivas (o) de door se fundiram resultando na forma atual dor. Houve, portanto, a crase.

O emprego de sinal indicativo de crase em “à alegria” e “à amizade”, na linha 9, e em “... O emprego de sinal indicativo de crase em “à alegria” e “à amizade”, na linha 9, e em “à disciplina” e “à discriminação”, na linha 10, se deve à regência de “respeito” (l.

No período “Demos cestas básicas a famílias carentes” não haverá crase, embora o verbo dar peça preposição “a” e a palavra famílias seja feminina. Isso acontece porque, estando o “A” no singular, não ocorre artigo feminino. Portanto, a dica: “a” no singular e termo ao qual ele se refere no plural, sem crase.

É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

Antes da expressão "à moda de", mesmo quando ela esteja subentendida. Exemplos: Fez um gol à Pelé. (Fez um gol à moda de Pelé.)

Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa.

Vale salientar que não existe crase antes de palavra masculina: Vou a pé. / Andou a cavalo.

Veja abaixo mais algumas locuções onde a crase é aplicada.

  • Indicam tempo: "às vezes", "à noite", "à tarde".
  • Indicam lugar: "à frente de", "à beira de", "à exceção de".
  • Indicam modo: "à proporção que", "à medida que".

A crase ocorrerá apenas quando for utilizado o pronome "a qual"/ "as quais" e o verbo exigir a preposição "a" em sua regência, vejamos: Exemplo: As roupas às quais me refiro estão na varanda.

A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase. A construção à você, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes do pronome de tratamento você.