Quando não devo tomar vitamina do complexo B?

Perguntado por: gbonfim . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com antecedentes de alergia a quaisquer constituintes da fórmula ou/e às vitaminas do Complexo B. O Complexo B não está indicado no tratamento de hipovitaminoses específicas (falta de vitaminas específicas).

Se você está entre as pessoas com pressão arterial elevada, não se esqueça de tomar abundante quantidade da vitamina B conhecida como folato.

Auxiliando nas funções bioquímicas do corpo, esse suplemento é indicado tanto para pessoas que praticam atividades físicas intensas quanto para as que não o fazem. Atuando no combate a doenças crônicas e congênitas, o complexo B é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

Não se deve tomar vitaminas sem a orientação de um profissional da saúde.

As vitaminas do complexo B exercem várias funções no organismo, como a produção de energia, a manutenção da saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Elas também são fundamentais na prevenção de anemia e para evitar a baixa do sistema imunológico.

É importante lembrar que a suplementação de vitaminas do complexo B não é recomendada para todas as pessoas e o consumo excessivo pode ter efeitos colaterais adversos. Antes de iniciar a suplementação, converse com um profissional de saúde para determinar se é necessário e em que doses.

Após o início do tratamento, leva cerca de seis semanas para que os sintomas do sistema nervoso melhorem e oito semanas para a anemia melhorar. Uma deficiência de vitamina B12 também pode ocorrer sem nenhum sintoma.

A pressão arterial elevada, ou hipertensão arterial, é um fator de risco importante para a doença cardiovascular. Felizmente, os pesquisadores identificaram medidas para ajudar a mantê-la dentro da faixa considerada saudável (90/60mmHg a 120/90mmHg). Uma destas medidas é suplementar com vitamina C.

A vitamina B12 é uma das vitaminas que compõem o complexo B. Ela possui uma atuação muito importante no organismo, que é a formação e o amadurecimento das hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos, as células que transportam oxigênio para o corpo.

Suplementação reduz níveis de pressão sem danificar DNA ou gerar substância prejudicial ao organismo.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Principais sintomas da deficiência
perda de peso ou de apetite (B2 e B7); sonolência (B1 e B5); dores de cabeça (B5 e B9); convulsões (B6);

Vitaminas do complexo B se mostram promissoras contra esteatose hepática avançada. Pesquisadores descobriram um mecanismo responsável por uma forma avançada de esteatose hepática e uma potencial maneira de reverter esse processo.

Crianças até 6 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Crianças de idade escolar (7 a 10 anos) ou adultos: 40 a 60 gotas ao dia, divididas em 2 tomadas (1 ml corresponde a 23 gotas). Xarope: Adultos: 1 colher das de sobremesa (10 ml) ao dia.