Quando não devo tomar penicilina?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Contraindicações. A penicilina benzatina não deve ser administrada em pacientes com história de alergia à penicilina. O Benzetacil pode ser usado na gravidez, caso necessário. Porém, assim como qualquer outro fármaco, o seu uso nas grávidas deve ser bem criterioso.

Compreendem: urticária, prurido difuso, rubor cutâneo e em menor frequência: edema laríngeo, arritmia cardíaca e choque. Reações aceleradas: até 72 horas após a administração de penicilina. Compreendem: urticária ou angioedema, edema laríngeo e, em raras ocasiões, hipotensão e morte.

Quais são os possíveis efeitos colaterais? Alergias na pele, como erupção cutânea, urticária, coceira e inchaço, estão entre as possíveis reações. Febre, falta de ar, dor de cabeça, diarreia, náusea, vômitos e candidíase oral e genital também podem ocorrer.

A penicilina benzatina, também chamada de benzilpenicilina benzatina ou penicilina G benzatina, é um antibiótico da família das penicilinas, que é administrado por via intramuscular e serve para combater infecções bacterianas, tais como a sífilis ou a amigdalite bacteriana.

Antibióticos não ajudam a tratar a gripe, que é uma doença causada por vírus.

Assim como os outros antibióticos betalactâmicos, a penicilina age impedindo que as bactérias formem essa parede celular, o que resulta em morte das bactérias. Algumas bactérias produzem enzimas que podem inativar os antibióticos betalactâmicos.

Os sintomas geralmente incluem urticária, coceira nos olhos e inchaço nos lábios, língua ou rosto. Em alguns casos, a alergia pode causar vômitos e diarréia. Raramente, as alergias à penicilina levam à anafilaxia, uma reação com risco de vida que afeta todo o corpo.

Benzetacil é um antibiótico que contém penicilina G benzatina na sua composição que age eliminando bactérias que causam infecções da garganta ou sexualmente transmissíveis como a sífilis, por exemplo, mas que também pode ser usada no tratamento profilático da febre reumática ou glomerulonefrite, por exemplo.

A Amoxicilina é uma medicação derivada da penicilina, classificada como de segunda geração pois é capaz de combater um espectro maior de bactérias. Portanto, quem possui alergia às penicilinas não deve usar amoxicilina na mesma.

Ao ser injetada, a solução tensiona as fibras e causa dor. No caso da penicilina benzatina – “nome completo” da benzetacil –, há um agravante: se o frasco não for devidamente agitado antes da aplicação, a solução não fica homogênea, e os cristais que sobram na dose agridem a fibra e aumentam a dor.

A penicilina benzatina (Benzetacil) como qualquer antibiótico, demora de 24-48h para fazer seu efeito máximo.

Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está contraindicado para pacientes com alergia às penicilinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.

O benzetacil® como a maioria dos antibióticos, são metabolizados pelo fígado, assim como as bebidas alcoólicas (cerveja, whisky, vinhos entre outros), portanto podem interagir, sobrecarregando o fígado e reduzindo a ação do medicamento.

Pele: erupções cutâneas; vermelhidão na pele, coceira, urticária. Sistema urinário/eletrolítico: inchaço por retenção de líquidos. Reações de hipersensibilidade: reações anafiláticas (alérgicas graves), inchaço da laringe. Sistema cardiovascular: queda da pressão arterial.