Quando não devo tomar pantoprazol?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Pantoprazol não deve ser usado por indivíduos que apresentem alergia (hipersensibilidade) conhecida ao pantoprazol ou os demais componentes da fórmula ou a benzimidazois substituídos.

Posologia do Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado
A posologia habitualmente recomendada é de 1 comprimido de 40 mg ao dia, antes, durante ou após o café da manhã, a menos que seja prescrito de outra maneira pelo seu médico. A duração do tratamento fica a critério médico e dependente da indicação.

O pantoprazol pode ser administrado antes, durante ou após o café da manhã, exceto quando associado a antibióticos para erradicação do Helicobacter pylori, quando se recomenda a administração em jejum.

Geral: reação alérgica, inchaço facial. Gastrintestinal: prisão de ventre, flatulência, náusea. Metabólico/Nutricional: aumento de triglicerídios, enzimas hepáticas elevadas e creatinoquinase (CK). Musculoesquelético: dor nas articulações, dor muscular.

Concluíram que seus efeitos são equivalentes: “No final, a decisão hoje é sobre o preço”, diz Daniela, da Unifesp. “Se o médico receitar pantoprazol, os resultados serão tão bons quanto se tivesse receitado o omeprazol”.

Essas medicações, utilizadas desde 1980, são muito eficazes para doenças relacionadas ao excesso de acidez (gastrite, refluxo, úlceras e etc), e são muito seguras também.

Sintomas

  • Náuseas e vômitos;
  • Dor aguda e queimação na boca do estômago;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Dor de cabeça;
  • Perda do apetite;
  • Azia;
  • Dificuldade de digestão.

Efeitos Colaterais e Reações adversas O tratamento com pantoprazol sódico sesqui-hidratado pode, ocasionalmente, levar ao aparecimento de cefaleia ou diarreia. Náuseas, queixas abdominais, flatulência, erupções cutâneas, prurido e vertigem foram, raramente, observados.

O início de sua ação se dá logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo dentro de três dias. Após a interrupção da medicação, a produção normal de ácido é restabelecida dentro de três dias.

Recomenda-se a toma de manhã, com pelo menos meio copo de água.

Em pacientes com DRGE erosiva, o uso de pantoprazol na dose de 40 mg produz maior benefício do que na dose de 20 mg, sendo que a duração de quatro e oito semanas é equivalente. Em pacientes com DRGE não erosiva, o uso de rabeprazol por quatro semanas na dose 20 mg é equivalente à dose de 10 mg.

Diversas pesquisas apontam que tanto o Omeprazol – o mais famoso dos IPBs – quanto os demais medicamentos da “família zol” (Pantoprazol, Exomeprazol, Lansoprazol, Dexlansoprazol e Rabeprazol) possuem o mesmo mecanismo de ação e são equivalentes com relação ao efeito e tempo de duração do tratamento – normalmente, entre ...

Aumento do risco x frequência do uso
Após um ano de uso de um medicamento como Omeoprazol, Pantoprazol ou lansoprazol, a probabilidade do paciente desenvolver câncer de estômago aumentou cinco vezes. Após três anos ou mais de uso contínuo, o risco aumentou para oito vezes.

Em pacientes com problemas graves do fígado (insuficiência hepática grave), pantoprazol deve ser administrado somente com acompanhamento regular do seu médico e a dose de um comprimido de 20 mg ao dia não deve ser excedida. Se houver aumento nos valores das enzimas hepáticas, o tratamento deve ser descontinuado.

Para erradicação do Helicobacter pylori
Nos casos de úlcera gástrica ou duodenal associados à infecção por Helicobacter pylori, a erradicação da bactéria é obtida por meio de terapia combinada com 2 antibióticos, motivo pelo qual se recomenda nesta condição administrar Pantoprazol em jejum.

Pantoprazol pode ser administrado antes, durante ou após o café da manhã, exceto quando associado a antibióticos (Pantoprazol 40 mg) para erradicação do Helicobacter pylori, quando se recomenda a administração em jejum.

Pantoprazol pode ser administrado com ou sem alimentos. A posologia habitualmente recomendada para adultos é de um comprimido de pantoprazol 20 mg uma vez ao dia. A duração do tratamento fica a critério médico e depende da indicação. Na maioria dos pacientes, o alívio dos sintomas é rápido.