Quando não devo depilar?

Perguntado por: ivargas2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quando não devo depilar? Se você tem uma ferida aberta, machucado ou irritação na pele, considere adiar a depilação até cicatrizar sua pele. Quando sua pele estiver mais vulnerável, haverá um maior risco de infecção, especialmente se você se cortar durante a depilação.

Manter os pelos pode evitar exposição a fungos e bactérias
O que é esquecido muitas vezes é que os pelos têm função no corpo feminino. “Hoje nós sabemos que não tem nenhum problema de se retirar todos os pelos desde que se mantenha uma higiene íntima adequada”, afirma o ginecologista Domingos Mantelli.

É ideal que o pelo tenha entre 5 e 7 milímetros, ou seja, cerca de 0,5 e 0,7 cm. Esse comprimento mínimo é importante para que a cera consiga “grudar” nos fios e arrancá-los com mais facilidade.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs.

O importante é evitar que a depilação completa seja realizada imediatamente antes da relação sexual, pois, após fazer a depilação, fica uma porta de entrada para possíveis vírus e bactérias e se, na sequência, for realizada a transa, os riscos de infecções e ISTs se elevam.

Num estudo recente verificou-se, no caso de mulheres com depilação integral, um aumento da prevalência de infeção pelo vírus do papiloma humano, clamídia e herpes genital.

De acordo com a dermatologista, essa afirmação não passa de um mito. Os pelos não nascem mais grossos quando são depilados com lâmina. “A sensação de maior espessura do fio se dá porque você corta ele ao meio, mas depois ele afina naturalmente, tendo o mesmo comprimento e espessura”, explica Dra.

Depilar nessa fase costuma ser mais desconfortável e aumenta a sensação de dor. Não há estudos que comprovem, mas as alterações hormonais do período podem acelerar o crescimento dos pelos fazendo a depilação durar menos.

Portadores de Hipertensão não controlada; Indivíduos com Vitiligo; Pessoas com câncer e no processo de tratamento da doença; Pessoas com Epilepsia.

A especialista explica que a pinça ou a linha são as melhores opções porque tiram da raiz e oferecem menos riscos de machucar a região do que as ceras.

Região das axilas e área íntima é mais propensa a alergias e foliculite. A depilação da axila e da região íntima exige uma atenção especial. As duas áreas possuem uma pele sensível e suscetível a irritações devido ao atrito com a lâmina.

virilha

A parte mais sensível do corpo (nesse tipo de situação) costuma ser a virilha, em função de ter uma pele mais fina.

Depilar-se durante a noite permite que a pele descanse até o próximo banho de sol. Mas atenção: deixar o creme depilatório por tempo demais, ou utilizá-lo de forma incorreta só aumenta os riscos de alergia ou reações indesejadas.

Remover os pelos da região íntima com uma lâmina nova ou creme depilatório; Usar o aparelho a laser para a remoção dos pelos; Aplicar gelo no local para resfriamento da pele logo após cada disparo do laser.

A região dos grandes lábios é uma área que muitas mulheres não gostam de ter pelos, pois há muitos incômodos e problemas relacionados aos pelos dessa área. Por isso, a depilação a laser nos grandes lábios pode ser o ideal para lidar com isso!

Os grandes lábios estão localizados nas laterais da vulva e, geralmente, têm pelos. Os pequenos lábios, por outro lado, estão na parte interna e não possuem pelos. São formados por uma mucosa, que está sempre úmida. O tamanho dos grandes e pequenos lábios varia de mulher para mulher, e todos são considerados normais.

A depilação a laser na parte íntima feminina é uma excelente opção para aqueles que desejam um procedimento que tenha um nível de resultado altíssimo, sendo definitivo, e não cause quase nada de dor, garantindo um bom resultado já nas primeiras sessões.

Prepare e hidrate a sua pele
Hidratar a pele da região íntima antes de depilar é fundamental, você pode fazer isso aplicando lenços umedecidos com água morna que vão ajudar a abrir os poros e deixar os pelos muito mais macios e fáceis de cortar. Outra boa opção é fazer a depilação durante um banho quente.

Mas uma dica importante é evitar fazer sexo no mesmo dia da depilação. O atrito no momento da relação sexual pode machucar a sua pele e até mesmo te expor a certas infecções.