Quando mudar para floração?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

A maioria dos produtores passará as suas plantas para a fase de floração após sensivelmente quatro semanas de crescimento vegetativo mas, tecnicamente, pode mantê-las indefinidamente nesta fase.

Antes da floração
“Finalize as podas antes que as espécies floresçam para que seu desenvolvimento aconteça de forma saudável”, ensina a engenheira agrônoma Fabiana Fróes. Mas atenção: não pode arbustos e árvores durante a floração, porque isso significa que elas estão em atividade e a poda será prejudicial à planta.

Quais as principais mudanças durante a fase de floração? O tempo de duração dessa fase será indicado de acordo com a variedade – as índicas levam de sete a nove semanas para completar o processo e as sativas de 10 a 14 semanas.

Por conveniência, subdivide-se o processo de floração em três fases: in- dução, evocação e desenvolvimento floral.

4. Floração. Como explicamos ali em cima, a floração ocorre até a décima segunda semana de vida da planta. Depois dessa etapa, ocorre a frutificação, período marcado pelas inflorescências femininas, plantas que não foram fertilizadas.

Nutrientes básicos no estágio de floração
Baixo teor de nitrogênio (N) – Dê a sua planta níveis relativamente baixos de nitrogênio, especialmente na segunda metade do estágio de floração quando a planta parará de crescer vegetativamente e os buds estarão engordando.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

O mês de agosto é o mais indicado, só que como a prática da poda é preciso ter bastante conhecimento da prática, falta mão-de-obra. Então tem produtores que já vêm podando desde o início de junho e vão até setembro podando para vencer essa demanda — diz Todeschini.

Se bem executadas, a poda estimula uma maior produção da planta. Geralmente, a poda nas frutíferas é realizada antes da primavera, mas é preciso estar atento para não podar durante a floração, pois isso pode prejudicar a planta.

Quando pensamos no outono, a primeira imagem que vem a nossa cabeça é a de folhas secas e amareladas caindo dos galhos das árvores. Mas esse é também o período, segundo especialistas, mais favorável para podar e adubar as plantas.

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

Geralmente, as espécies florescem entre uma e três vezes ao ano. Dessa forma, caso você queira um jardim colorido o tempo todo preste muita atenção na seleção. “Quando projetamos um jardim, é legal ter plantas que florescem em diferentes estações para sempre ter alguma delas com flor”, destaca Ricardo.

Primavera. Sendo conhecida como a estação das flores, por conta do maior florescimento das plantas durante esse período, a primavera é uma época propícia para um maior crescimento das plantas e aparição de polinizadores com mais frequência.

Através de experiência, confirmou-se que o fator que provoca a floração é a duração da noite; o importante é o número de horas que a planta passa sem luz. As plantas de dia longo florescem quando a duração da noite é inferior a um certo valor, o fotoperíodo crítico.