Quando morreu o último dinossauro?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Há, aproximadamente, 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um dos mais intrigantes enigmas do planeta.

Fósseis encontrados nos EUA, como a perna de um tescelossauro, revisitam o dia em que um asteroide atingiu a Terra e pôs fim ao período Cretáceo. Há 66 milhões de anos, um asteroide de 10 quilômetros de largura atingiu em cheio a região onde hoje fica a cidade de Chicxulub, na Península de Yucatán, no México.

Denominado Chicxulub, o asteroide que colocou fim a mais de 165 milhões de anos da presença dos dinossauros na Terra, alterando a evolução da vida no planeta, caiu na região da Península de Yucatán, na América Central, formando uma das maiores estruturas de impacto conhecidas no mundo, hoje soterrada: a Cratera de ...

Esses fenômenos deixaram um rastro de destruição que se estendeu por um raio de 3 mil quilômetros (PNAS, 1º de abril). Os fósseis estudados guardavam evidências do cataclismo, como detritos de vidro incrustados nas brânquias dos peixes e na resina das árvores, datados em 65,8 milhões de anos.

A paleontóloga reforça que, hoje, não existe nenhum outro dinossauro na Terra a não ser as aves, pois graças às penas e asas, eles conseguiram voar e sobreviver às consequências do meteoro que levou à extinção dos dinossauros não-avianos.

Os dinossauros foram extintos dezenas de milhões de anos antes do surgimento da nossa espécie. E recriá-los, ao menos com o conhecimento e a tecnologia que temos hoje, é impossível. O maior motivo é que o DNA é uma molécula que não envelhece bem.

rex que é morto pelo Espinossauro em uma batalha.

Enquanto a maioria dos seres vivos foi embora, somente um tipo de dinossauro sobreviveu: os pássaros.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

A cratera Chicxulub, soterrada embaixo da Península do Iucatã, no México, tem mais de 180 km de diâmetro, sendo considerada uma das maiores áreas de impacto por meteoros do mundo.

Os dinossauros viveram em todos os continentes do nosso planeta. São conhecidas mais de mil espécies desses animais. Vale destacar que os dinossauros que viviam no Hemisfério Norte eram diferentes dos que habitavam o Hemisfério Sul, estes eram maiores e mais primitivos.

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.

Alossauro

Acredita-se que o Alossauro foi o carnívoro mais perigoso dos dinossauros. Ele é considerado o maior predador do período Jurássico, medindo até 5 metros de altura e 12 de comprimento. Acredita-se que o Alossauro era tão inteligente quanto um avestruz.

De acordo com o observatório, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 104,9 km, na Região da Fronteira Oeste. Em Taquara, a magnitude registrada foi de - 2.3 e a duração, 2,9 segundos. Conforme os pesquisadores, é o maior bólido em magnitude registrado em 2023.