Quando machuca o útero sai sangue?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O sangue pode surgir por trauma, principalmente quando a penetração ocorre de forma mais vigorosa ou quando a mulher está menos lubrificada e pouco excitada. As mulheres que estão na menopausa e sofrem com atrofia genital e secura vaginal, geralmente se queixam de sangramento pós-coito e devem ser vistas com cuidado.

Existem vários fatores que podem provocar o sangramento vaginal anormal quando a mulher está na idade fértil, por exemplo: miomas, complicações na gravidez, alguns contraceptivos que podem causar sangramentos entre as menstruações, câncer do colo do útero, síndrome do ovário policístico, hipotireoidismo.

Algumas mulheres relatam que é normal sentir dor no pé da barriga depois da relação e esclarecemos que isso não é normal não.

Sangramento é um sinal importante que não pode ser ignorado por quem tiver. Pode indicar várias doenças, inclusive o câncer. Além de câncer colorretal, pode ser um indicativo de tumor na bexiga, rim, endométrio, colo de útero, pulmão, estômago, esôfago e também leucemia.

Quais são os principais sintomas de inflamação no útero?

  • desconforto ao praticar relações sexuais;
  • sangramento após ter tido relação sexual;
  • sangramento fora do período menstrual;
  • dor ao urinar;
  • dor e sensação de inchaço na parte inferior da barriga;
  • corrimento com mau cheiro, de cor cinza, marrom ou amarelada.

Sangramento vaginal fora do período menstrual podem ocorrer por vários motivos: desde uma simples troca de anticoncepcional, passando por lesões no colo do útero, até razões mais sérias, como um câncer.

Na hemorragia interna, a perda de sangue não é evidente, mas pode ser vista através de sinais que a vítima possa apresentar como palidez, suor frio, tontura, pulso fraco, lábios e dedos arroxeados e sede. Nesses casos, deve-se chamar o socorro especializado (SAMU – 192).

O que caracteriza o sangramento uterino anormal (SUA)?
Um fluxo menstrual considerado normal teria a duração de 3 a 8 dias, com perda de 5 a 80ml, e ciclo menstrual que varia entre 24 a 38 dias. Qualquer alteração em um ou mais desses padrões se classifica como sangramento uterino anormal.

Quando há sangramento, ocorre com um menor fluxo (pequenos sangramentos), não há fluxo contínuo como na menstruação. O sangue pode possuir uma coloração rosa ou marrom. O fluxo é composto de tecido do interior do útero, sua coloração pode variar de um vermelho intenso ao marrom, pode ter a presença de coágulos.

Quais os sinais de uma ferida no colo do útero?

  1. corrimento vaginal recorrente;
  2. cólicas;
  3. desconforto na região pélvica;
  4. coceira;
  5. ardência ao urinar;
  6. sangramento vaginal após a relação sexual.

Por exemplo, dependendo da posição e intensidade da relação, o pênis pode friccionar com muita força o colo do útero e causar cólicas na mulher. Em relações mais intensas, também podem acontecer pequenas fissuras na vagina, causando ardor e sangramento vaginal.

Podem ser lesões ou machucados na vagina ou no colo. Por exemplo, na vagina pode ocorrer a falta de lubrificação e, com o atrito da relação sexual, sangrar dentro ou na entrada da região. Uma terceira causa, mas não menos importante, são as infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs.

Arteriais – o sangue é vermelho vivo e sai em jato forte, rápida e intermitentemente. É o tipo mais perigoso de hemorragia.

Sangramento vaginal anormal. Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual. Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.

Infecçãosangramento vaginal entre menstruações pode indicar uma infecção dos órgãos reprodutivos. As causas incluem doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia; vaginite (uma inflamação na vagina) e doença inflamatória pélvica (inflamação dos órgãos reprodutivos femininos).

Tanto o câncer de colo de útero, quanto essa ferida pré-cancerosa são causados pelo vírus HPV, vírus transmitido, na maioria das vezes, através da relação sexual. Hoje em dia é possível afirmar que quase 100% dos casos de câncer do colo de útero e as lesões pré-cancerosas são causados pelo HPV.