Quando ligar para o 180 e para o 190?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
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Mas você sabe qual a diferença entre ligar para o disque-denúncia 180 e para a polícia, no 190? O 180 é o telefone da Central de Atendimento à Mulher. É para lá que se liga quando não há risco iminente de agressão física, de atentado à vida naquele momento.

A cada 3 minutos e 50 segundos o Ligue 180 recebe uma denúncia de violência contra a mulher.

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos tem uma central única que atende mulheres em situação de violência, o Ligue 180, e também inclui o Disque Direitos Humanos – Disque 100, que atende denúncias de violações de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, ...

O número 190 é utilizado, primordialmente, em situações nas quais um crime com potencial risco à vida, integridade física ou patrimônio ocorreu ou está em andamento. A ligação é recepcionada e, o mais breve possível, despachada para uma equipe da Polícia Militar que está nas proximidades da ocorrência.

O 190 recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional e, no Paraná, também pode ser acionado por aplicativo. Ao receber um chamado, os policiais militares fazem uma breve filtragem dos relatos, para avaliar as situações que precisam de pronta intervenção.

O Ligue 180 funciona diariamente durante 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço manteve os atendimentos durante a pandemia da Covid-19. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento.

Acompanhamento. Aqui você acompanha a situação da denúncia registrada. Também é possível complementar, caso seja solicitado pela central 181, as informações prestadas.

No smartphone, abra o app Configurações. SOS de emergência. Ative a opção Usar o SOS de emergência. Você também pode ativar a opção Tocar alarme para emitir um som alto quando o SOS de emergência for iniciado.

190, 192 e 193
No Brasil, a Anatel regulamentou os números de telefone dos Serviços de Utilidade Pública através do Plano Nacional de Numeração, que inclui os números 190 para a Polícia Militar, 192 para o SAMU e 193 para o Corpo de Bombeiros. As chamadas para os serviços públicos de emergência são gratuitas.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que as chamadas de emergência têm o objetivo de deixar seus dados ao alcance de um socorrista, no caso de ocorrer uma emergência. No próprio sistema operacional do celular é possível salvar suas informações médicas, assim evitando qualquer dano maior.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). É uma política pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito nacional e internacional.

Já as denúncias de violência contra a mulher são registradas pelo Ligue 180.

A Central de Atendimento à Mulher ou Ligue 180 funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil.

Roubos, furtos, assaltos com refém, acidentes de trânsito - com e sem vítima - , atitude suspeita, brigas, problemas com animais, lesão corporal, dentre outros, devem ser registrados no Ciop por meio do 190.

A Polícia Militar (PM) segue nas ruas fiscalizando, mas as pessoas também poderão denunciar, entretanto com muitas ligações para o número 190, o sistema está sobrecarregado e a alternativa é o aplicativo PMSC Cidadão.

O anonimato do denunciante prejudica a investigação dos fatos pelo Ministério Público. Caso possa se identificar mas queira ter certeza que sua identidade não será conhecida, é possível solicitar o sigilo de seus dados de identificação pessoal. A lei não assegura sigilo absoluto ao denunciante.”

  1. POLÍCIA MILITAR. 190.
  2. BOMBEIROS. 193.
  3. POLÍCIA CIVIL. 197.
  4. DISQUE DENÚCIA. 181.