Quando Judá volta para Canaã?

Perguntado por: svasques2 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Judá se diz arrependido de suas atitudes durante todos esses anos e toma uma decisão: voltar para Canaã! Após muitos anos, Israel vê Judá chegando com Tamar e se emociona em tê-lo de volta. Ele percebe o arrependido do filho, o perdoa e garante que o ajudará em tudo.

Judá perde toda a sua família após uma interferência divina. "Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou". (Gn. 38:7).

Muriel (Rhaisa Batista) morrerá de tristeza após os destinos trágicos de Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegatti) em Gênesis. Viúvo, Judá (Thiago Rodrigues) se desesperará com a nova desgraça, mas afogará as mágoas e viverá o luto na cama com Tamar (Juliana Xavier) na novela bíblica da Record.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos. Tornar a pessoa oprimida vulnerável emocionalmente é uma das primeiras estratégias do opressor.

A história de Tamar é um relato claro de um ato premeditado de violência sexual que ocorre na casa de Davi. O agressor, um meio-irmão cheio de luxúria em relação à sua meia-irmã, Tamar, admite a sua paixão por ela e é aconselhado a inventar uma história que facilitaria seu acesso a Tamar.

O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento. Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).

Tomado pela culpa de ter vendido José (Juliano Laham), ele decidirá ir embora do território hebreu para recomeçar sua vida em outro lugar.

Não apenas rejeitaram as águas vivas (o Deus vivo), mas suas cisternas (reservatórios de água), que simbolizavam sua vida espiritual, tinham buracos e não podiam conter água. Em outras palavras, sua vida estava tão cheia de pecados que não podiam receber as bênçãos do Senhor.

Quando Judá soube que Tamar estava grávida, primeiro ordenou que ela fosse apedrejada e, depois, queimada.

A decisão de Tamar de fingir que era uma prostituta para poder engravidar de Judá violava a lei da castidade. Tamar sabia que suas ações poderiam ter graves consequências, como ser sentenciada à morte.

A cidade de Jerusalém fica no oeste do continente asiático, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto. A região se encontra na extremidade de um planalto, em uma área montanhosa no sul do país de Israel, conhecida também como região Judeia.

Muriel (Rhaisa Batista) entrará em depressão após perder os filhos e morrerá no colo do marido.

Onã morre engasgado durante discussão com Tamar.

Tamar aparece na narrativa bíblica no contexto em que Judá cuidou de preparar uma esposa para seu filho primogênito, Er. Mas Er foi um homem perverso e Deus o castigou. Consequentemente, Tamar acabou ficando viúva antes que pudesse engravidar de Er.

Sem sorte, ela enfrenta a viuvez pela segunda vez após o rapaz sofrer um acidente fatal. Acusada pela sogra, Muriel (Rhaisa Batista) de ser uma maldição para a família, a moça se desespera ao achar que não tem futuro algum. Ela é enviada de volta à família pelo sogro e começa a planejar uma reviravolta para sua vida.

Segundo o livro do Gênesis, Zerá foi filho de Tamar e de Judá, e foi o irmão gêmeo de Perez. O texto diz que ele foi chamado Zerá porque quando ele enfiou a mão antes de nascer, a parteira amarrou um fio escarlate brilhante em seu pulso.

Oseias

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1).
...
Oseias (rei de Israel)

Amom - filho de Manassés, continuou nos pecados de seu pai e morreu assassinado. Josias - filho de Amom, começou a reinar com oito anos; na idade adulta restaurou o templo e promoveu a adoração a Deus, renovando a aliança entre Deus e os israelitas; foi o último rei de Judá fiel a Deus.

No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.

De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi.