Quando instalar o dr?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

O DR normalmente é instalado depois do disjuntor geral, mas há a possibilidade de também instalá-lo em circuitos individuais ou grupos de circuitos. Nunca faça a instalação do DR caso não haja espaço no local de instalação para todos os componentes.

A norma ABNT NBR 5410:2004 recomenda o uso do dispositivo DR em todos os circuitos, principalmente nas áreas frias e úmidas ou sujeitas à umidade, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço e áreas externas (piscinas, jardins, quintais, etc.).

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Quem pode usar o título de doutor, segundo as normas acadêmicas? Quando se trata de títulos universitários, quem pode usar o título de doutor são aqueles que finalizaram o doutorado e defenderam a sua tese frente aos membros de uma banca de universidade.

IDR COMO DISJUNTOR GERAL
Esse é um erro grosseiro. Usar o IDR no lugar do disjuntor, além de mais caro, não protege os circuitos. Se houver curto circuito ou sobrecarga, o IDR não vai desarmar, podendo causar danos aos equipamentos.

Caso você tenha o disjuntor DR como disjuntor geral, se um condutor estiver apresentando fuga de corrente em uma caixa de passagem metálica, por exemplo, toda a sua instalação terá a energia cortada, o que vai dificultar muito na procura do problema. O ideal é usá-lo como disjuntor de circuitos parciais.

O que faz o disjuntor queimar? Um dos motivos mais comuns que faz com que o disjuntor queime, é o superaquecimento. Quando o disjuntor queima, é possível ver fios derretidos e a cor do disjuntor alterada e com cheiro de queimado.

Examine o painel elétrico.
Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.

Disjuntor termomagnético: Utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga. DR é um dispositivo que identifica fugas de corrente. Essas fugas podem ocorrer por um fio solto em uma máquina ou encostando em uma carcaça metálica.

Dimensionando o disjuntor DR
O dimensionamento do tamanho do disjuntor de cada circuito é simples, basta escolher um disjuntor com corrente nominal acima da corrente máxima do circuito, mantendo certa folga entre os valores.

A Norma NBR 5410 a partir de sua 5° versão em 1997 tornou obrigatório o uso do dispositivo diferencial residual conhecido como “DR” em determinados locais e circuitos visando à proteção contra choques elétricos.

Em ambiente residencial é interessante utilizarmos DRs de ambos os tipos (bipolares e tetrapolares): DR tipo AC, 30mA, bipolar: Nos projetos residenciais é recomendável utilizá-lo em circuitos de caráter exclusivo em áreas molhadas como chuveiros, fornos elétricos ou circuitos que exijam uma potência maior.

Ou dependendo da situação, a gente pode colocar novamente 1 DR para cada circuito obrigatório ou até mesmo agrupar os circuitos no mesmo DR respeitando sua capacidade nominal claro.

O dispositivo DR possui um botão de teste, que simula uma fuga de corrente. É usado para testar o funcionamento do dispositivo, por questões de segurança. Alguns profissionais recomendam fazer esse teste pelo menos uma vez por mês, para garantir a segurança. Ele também tem um interruptor de liga/desliga.

RESOLVE: Art. 1º Autorizar aos Enfermeiros, contemplados pelo art. 6º, incisos I, II, III, IV, da Lei 7.498/86, o uso do título de Doutor.

São Doutores acadêmicos, advogados, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, engenheiros, enfim, profissionais liberais; também o é qualquer outro que possua uma condição financeira superior à média nacional, todos ostentando o concorrido e almejado título de Doutor, enraizado ao tupiniquismo sócio-cultural ...

Diferencial para o egresso: O farmacêutico que comprovar a conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu nos moldes acima poderá solicitar o registro de título de mestre ou doutor no CRF. Este título permite ao profissional, além de obter conhecimento mais profundo na área, atuar na área acadêmica.

O dispositivo Diferencial Residual (DR) é um interruptor que desliga automaticamente a corrente elétrica quando identifica alguma fuga de corrente ou vazamento de energia dos condutores. Ele desarma o disjuntor onde ocorreu a falha, prevenindo eventuais choques elétricos.

O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 220V é o disjuntor de 30A. Qual disjuntor usar para chuveiro 5500W 127V? O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 127V é o disjuntor de 50A.

Considerando que o motor está em perfeitas condições, e que nenhum dispositivo na bancada está gerando uma fuga a terra podemos concluir que o DR pode perfeitamente ser instalado em circuitos de comandos elétricos, porém alguns cuidados básicos precisam ser tomados, como por exemplo o uso do neutro antes do DR, que é ...

O dispositivo DR (Diferencial Residual) protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto (causado por fuga de corrente). Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o Dispositivo DR desliga o circuito imediatamente.