Quando há limitação na capacidade produtiva?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Quando há limitação na capacidade de produção da entidade industrial, o critério a ser utilizado, para identificação do produto de fabricação prioritária é o do FATOR, determinado pela divisão entre a margem de contribuição unitária e o consumo do recurso limitado.

Fator limitante (ou recurso limitante) é a designação dada ao parâmetro ambiental (biótico ou abiótico) que efetivamente controla o crescimento de uma população num determinado biótopo ou ecossistema, limitando o desenvolvimento do organismo e por essa, via o tamanho e a distribuição da população a que o organismo ...

A alternativa correta é a monetária, visto que estamos falando em termos de capital.

  • Mão-de-obra. Manter a equipe de colaboradores bem treinada e motivada é essencial para ter uma boa produtividade nas empresas! ...
  • Metodologia de trabalho utilizada. ...
  • Layout de chão de fábrica e ferramentas. ...
  • Práticas gerenciais de controle. ...
  • Utilização de insumos. ...
  • Estrutura organizacional da empresa.

São elas: a capacidade instalada, a capacidade disponível, a capacidade efetiva e a capacidade realizada.

Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital. Sem esses é praticamente impossível o andamento eficiente de uma cadeia produtiva. Atualmente, temos também como alguns dos principais fatores o gerenciamento, máquinas, materiais e mão-de-obra.

Como calcular a capacidade produtiva
Para determinar a capacidade máxima produtiva de uma empresa, é preciso dividir a capacidade disponível pelo potencial de saída. Se uma empresa fabrica 100 cadeiras por dia, mas a produção real é de 75 cadeiras, a indústria está usando 75% da sua capacidade, por exemplo.

O que é capacidade produtiva? A capacidade produtiva é a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa consegue produzir em um determinado período de tempo, com os recursos disponíveis e o menor custo possível.

São fatores que agem diretamente sobre os seres vivos, limitando o seu território, alterando as suas taxas de reprodução, fazendo por vezes aparecer, numa população, variedades que têm características ecológicas diferentes.

Recursos como alimentos, água, luz, espaço, abrigo e acesso a companheiros são fatores limitantes.

De acordo com Liebig, o “fator limitante” é aplicado a diversos elementos indispensáveis à vida, entretanto, os fatores ecológicos apresentam um limite inferior e superior. “Cada ser vivo apresenta, em função dos diversos fatores ecológicos, “Limites de Tolerância”, entre os quais situa-se seu ótimo ecológico.

Por isso, esse ponto precisa ser levado em consideração. É necessário observar como está a situação da procura pelo seu produto no momento atual. Se sua empresa produz menos do que o mercado está precisando, é hora de aumentar a sua capacidade produtiva.

7 passos para identificar a capacidade produtiva de sua empresa

  1. Produção por tempo. ...
  2. Tempo produtivo. ...
  3. Interrupções de produção. ...
  4. Calculando a eficiência. ...
  5. Contabilizando outros indicadores. ...
  6. Entendendo a importância da tecnologia. ...
  7. Diferenciando os tipos de capacidade produtiva.

Sendo eles: custos de produção, receitas, capital de giro, qualidade dos bens ou serviços, velocidade de resposta à demanda do cliente, confiabilidade do fornecimento e flexibilidade de atendimento à demanda (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009).

Produtividade da empresa: 5 fatores que afetam e como otimizar

  1. Falta de comunicação interna. Um dos principais problemas de produtividade nas empresas é a falta de comunicação entre as equipes ou entre seus superiores. ...
  2. Falta de organização. ...
  3. Falta de engajamento da equipe. ...
  4. Atividades repetitivas. ...
  5. Sobrecarga de tarefas.

Quando os fatores de produção são utilizados de forma eficiente, aumentando a produtividade do país, o resultado é de mais renda, mais PIB (Produto Interno Bruto) e mais crescimento.